sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Uefa explica benefícios dos árbitros assistentes


A Uefa mostrou os resultados positivos e benefícios do sistema de árbitros assistentes adicionais às suas federações-membro num "workshop" realizado na Casa do Futebol Europeu, em Nyon.
por Marck Chaplin
de Nyon
Uma palestra no "workshop" de árbitros-assistentes adicionais, em Nyon ©UEFA
Delegados de arbitragem seniores das federações-membro da Uefa foram informados pelo organismo europeu sobre os benefícios do sistema de árbitros-assistentes adicionais (AAR), que faz parte das Leis do Jogo desde este Verão.
Num "workshop" realizado na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, as federações receberam informação detalhada e conselhos sobre o sistema. A UEFA está utilizando o sistema de árbitros-assistentes adicionais nas suas competições de clubes, no seguimento de uma decisão do International Board (IFAB), em Julho, depois de experiências levadas a cabo desde 2008. O árbitro, dois assistentes e o quarto-árbitro são acompanhados por dois árbitros-assistentes adicionais, posicionados  ao longo da linha de fundo, com a tarefa específica de observar incidentes que ocorram na área, ajudando o árbitro principal a tomar decisões.
O responsável pela arbitragem da Uefa, Pierluigi Collina, disse que o sistema provou o seu valor desde que a experiência começou, num mini-torneio do Campeonato da Europa Sub-19, na Eslovénia, há quatro anos, e prosseguiu o período de testes nas principais competições de clubes da entidade européia, e que os resultados estão à vista. "O principal objetivo é os árbitros-assistentes adicionais darem apoio quando uma decisão é tomada – particularmente na área, onde uma decisão pode afetar o resultado de um jogo", explicou.
"O que vimos ao longo de cerca de 1.200 jogos é um melhor controle do jogo por parte dos árbitros", acrescentou. "Registaram-se menos incidentes – especialmente em lances de bola parada, como tiros de cantos e tiros  livres –, melhor controle da linha de gol e maior precisão em termos de decisões tomadas pelos árbitros assistentes. Estes objetivos foram alcançados graças aos árbitros-assistentes adicionais."
O Secretário-Geral da Uefa, Gianni Infantino, inaugurou o "workshop" traçando as vantagens dos árbitros-assistentes adicionais. "Enquanto política de decisão, o Comitê Executivo da Uefa optou por utilizar árbitros-assistentes adicionais em todas as suas competições de clubes", disse. "Achamos que podem ajudar o árbitro a tomar decisões difíceis num espaço de tempo muito curto. Ter mais dois colegas experientes que possam ajudar o árbitro a tomar decisões na área é muito útil."
Todas as confederações que compõem a Fifa são livres para adotar o sistema na totalidade, que revelou ser um sucesso no UEFA EURO 2012, este Verão, em especial como elemento dissuasor de incidentes na área. A UEFA produziu um DVD para as suas federações-membro, que fornece informação essencial sobre a implementação do sistema AAR. O DVD é baseado numa palestra dada por Pierluigi Collina em Kiev, em Julho. Através de exemplos chave em vídeo – especialmente aqueles relacionados com jogos da Eurocopa 2012, onde a comunicação áudio entre os elementos das equipes de arbitragem foi gravada – o DVD demonstra os benefícios práticos no campo de jogo, como oferece soluções para utilizar os recursos de arbitragem de forma eficiente na implementação do sistema.
                                 
 Collina também enfatizou que os árbitros-assistentes adicionais preencheram uma necessidade criada pelas alterações no futebol ao longo da última década. "A maior alteração nos últimos dez anos foi a velocidade", reflectiu. "Atualmente, é muito difícil um árbitro tomar uma decisão – muito mais do que no passado. O trabalho do árbitro tornou-se cada vez mais difícil."
"Com o futebol a ficar mais rápido e os jogadores melhor fisicamente, parece que às vezes o árbitro enfrenta uma 'missão impossível'", acrescentou. "Dois pares de olhos extra, concentrados na área, são de uma utilidade extrema para o árbitro e fortalecem a equipe de arbitragem em confiança e em termos numéricos, ao mesmo tempo que permitem ao jogo fluir."
Desde o início desta época, os AARs são utilizados na primeira divisão italiana, na Serie A. Collina disse que outras federações que optarem em seguir o exemplo terão a vantagem de experiências anteriores e aprendizagem. "Quando começamos a experiência, tudo partiu do zero", disse. "As federações não terão que se sujeitar a isso, porque já existem três anos de experiência em que se podem basear. A finalidade deste 'workshop' é fornecer-vos toda a informação que precisam para compreenderem como o projeto AAR e o seu sistema funcionam em termos práticos."
Fonte: Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário