segunda-feira, 11 de março de 2013

Notícias do apito

Missão cumprida (1)
Augusto Mafuz e Carneiro Neto, os expoentes do jornalismo esportivo paranaense, o Paraná Online, a Tribuna do Paraná, a Gazeta do Povo, a turma da 98FM, Cristhian Toledo, Marcelo Ortiz, Leonardo Mendes Júnior e a maior revelação do rádio esportivo do Paraná na atualidade, o brilhante comentarista, Guilherme de Paula e este colunista, cumprimos com a nossa missão, delatando o estado de pobreza qualitativa, que grassa no quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Missão cumprida (2)

Pauperidade, que decidiu no apito o campeão do primeiro turno do campeonato paranaense. A partir de hoje, nenhum dirigente de clube que disputa o campeonato estadual, poderá alegar desconhecimento dos lamentáveis equívocos dos homens de preto da FPF no turno que passou e, por extensão, reivindicar melhores arbitragens, porque todos se calaram, sobretudo, os que foram vítima dos erros de arbitragem.

A Fifa está com a razão (1)

Há inúmeros questionamentos no mundo esportivo, principalmente na confraria do apito, sobre a redução do limite da idade imposto pela Fifa ao árbitro de  futebol. Percebendo a perda de capacidade visual do homem do apito e substanciada por estudos científicos, a entidade internacional iniciou um processo de redução na década de 90, para 48 anos. Posteriormente para 47, e mais recentemente, 45 anos. Embora a Fifa não fale abertamente, cogita-se para 2018 na Rússia, a idade de 42, e em 2022 no Qatar, 40 anos.  

A Fifa está com a razão (2)

Por ter dado ênfase em colunas pretéritas sobre o tema, tenho recebido em média de doze a vinte e-mails semanais, e muitos me questionam os motivos de a Fifa ter reduzido drasticamente a idade do árbitro de futebol de 50 anos para 45. Alegam os internautas,  que o homem do apito atinge a maturidade aos 45 anos e é um desperdício interromper sua trajetória.   

A Fifa está com razão (3)  

Diante da celeuma criada, fui buscar informações com quem conhece do assunto. E a resposta que recebi foi: A partir dos 40 anos, o cristalino (a lente interna do olho) perde a flexibilidade necessária para ajuste do foco. Com o aumento da idade, a incidência cresce e afeta praticamente 98.8% da população do planeta. A oftalmologia tipifica esse processo de presbiopia ou vista cansada, que significa a perda natural e progressiva da capacidade do olho humano em focalizar objetos de perto ou de longe. Além do exposto, vem aí nos próximos meses um estudo que está sendo desenvolvido pela União Européia, que versa sobre a capacidade do cérebro do ser humano em processar tomadas de decisões, o que deve substanciar ainda mais a decisão da Fifa, no quesito redução de idade ao árbitro.

Precursores do tema

É bom lembrar, que os primeiros estudos científicos sobre a capacidade e os movimentos do olho humano, no que diz respeito ao árbitro numa  partida de futebol, tem como pioneiros o médico espanhol Francisco Belda e os cientistas, Liqiang Huang da Universidade de Hong Kong, Anne Treisman, da Universidade Princeton, e Harold Pashler, da Universidade da Califórnia. Há mais de uma década, o quarteto em tela estuda o assunto e nas pesquisas realizadas, ficou constatado que todos os seres humanos são possuidores de uma fraqueza e tem dificuldades para captar movimentos de dois ou mais objetos ao mesmo tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário