quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Rabello fala da importância do Referee Feedback

Recebo do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, que é presidido pelo ex-árbitro Jorge Rabello, o vídeo com a revolucionária tecnologia REFEREE FEEDBACK, onde consta as inúmeras situações vivenciadas pelo árbitro e assistentes numa partida.
O conteúdo da tecnologia adquirida com exclusividade pela Federação Carioca de Futebol, é a única do País a possuir o equipamento, foi exibido em treinamento durante três dias aos instrutores de arbitragem do Rio de Janeiro. Instrutores que irão ministrar o que viram e ouviram a partir do próximo dia 6 de janeiro, ao quadro de arbitragem que irá participar da pré-temporada em Saquarema e, por consequência, participarão do Campeonato Carioca de 2014.
Rabello enfatizou que a aquisição do indigitado equipamento eletrônico, visa aprimorar as tomadas de decisões do árbitro e assistentes e, por extensão, diminuir sensivelmente os equívocos técnicos e disciplinares num jogo de futebol. Confira abaixo a entrevista sobre as várias utilidades do REFEREE FEEDBACK e os vídeos.
1) Qual a importância da ferramenta para a performance do árbitro e do assistente?
R. O Referee FeedBack é uma ferramenta para mostrar ao árbitro e/ou assistente qual é a performance obtida nos exercícios aplicados. Com a ajuda do vídeo e a linha de impedimento em tempo real, utilizando um iPad. Após a sessao de treinamento com a repetição dos exercícios, o programa oferece relatórios, estatísticas e um histórico de informaçōes.
2) Como é composto o equipamento ?
O Referee FeedBack é um programa. O programa vem acompanhado de um Macbook Pro, um iPad e uma câmera de vídeo, todos conectados para se comunicarem mutuamente.
3) É possível utilizar imagens capturadas de outras fontes, como por exemplo, imagens da TV?
Sim, qualquer vídeo pode ser utilizado, desde que esteja em um formato reconhecido pelo computador.
4) Existe a possibilidade de avaliar dois ou mais árbitros/assistentes em um mesmo exercício?
Total. O programa permite que sejam utilizados vários árbitros/assistentes em um mesmo exercício ou exercícios diferentes.
5) Quais as Federações que utilizam o Referee FeedBack?
A Federação Suíça, a Federação da Rússia, a Federação Paraguaia, a Confederação da Moldávia, a Confederação das Ilhas Ferrow e a da Bélgica.
6) Caso haja alguma modificação no programa a versão brasileira será atualizada?
Sim. Qualquer modificação, alteração ou melhora no programa as Confederaçōes/Federaçōes que possuem o Referee FeedBack terão acesso direto a elas.
7) Você falou sobre relatórios. Quais são os relatórios gerados e o que podemos auferir deles?
O Referee FeedBack pode gerar imediatamente uma estatística sobre os exercícios realizados, quais foram os árbitros/assistentes que participaram e como foi
a atuação deles nos exercícios, individualmente ou em grupo. Apresenta a sequencia dos exercícios de cada árbitro apontando os erros ou acertos.
                                                   Divulgação
PS: Em que pese a ausência de um projeto de excelência no setor de arbitragem da CBF e do continuísmo anacrônico que viceja no comandado da Comissão de árbitros da instituição, Sandro Meira Ricci (foto/Fifa/PE), foi designado pela Comissão de Arbitragem da Fifa, para dirigir a final do Mundial de Clubes da entidade no próximo sábado. Ricci, vai apitar Bayer de Munique x Raja Casa Blanca. Destaque-se que o indigitado árbitro vem trabalhando diuturnamente todos os quesitos exigidos pela entidade que controla o futebol no planeta, e, tinha  até poucos dias atrás como seu treinador, o ex-árbitro Sálvio Spínola Fagundes Filho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário