domingo, 16 de fevereiro de 2014

Errar é humano

Quando o meia inglês Lampard, chutou a bola aos 38 minutos do primeiro tempo da entrada da área, e essa bola bateu no travessão, depois (dentro do gol, 43 centímetros), novamente no travessão e parou nas mãos do goleiro Neuer da Alemanha, na Copa da África do Sul, na partida Alemanha x Inglaterra, no dia 27 de junho de 2010, no estádio Free State, e o  árbitro Jorge Larrionda (ex-Fifa/Uruguai) e seu compatriota o assistente Mauricio Espinosa, não validaram o gol, estava dada a senha para a implementação da tecnologia como auxílio à arbitragem.

                                                 Divulgação
                                                 Inglaterra x Alemanha 
Diante dos milhares de protestos em âmbito mundial, a Fifa e o International Association Board (IFAB), determinaram que o Laboratório Federal Suíço de Tecnologia, iniciasse um processo minucioso com  oito diferentes sistemas de checagem antes de se fixar nos dois que acabariam finalmente sendo aprovados, objetivando equacionar se a bola como acima descrito ultrapassou ou não a linha de meta.
Antes do anúncio dos resultados dos experimentos e da empresa vencedora, um outro lance similar ao ocorrido no Mundial da África do Sul, mexeu com os alicerces da Fifa e a (IFAB). Foi no dia 16/06/2012, no jogo Ucrânia 0 x 1 Inglaterra, válido pela semifinal da Eurocopa. Aos 15’ da etapa final, o ucraniano Milevskiy, quando a bola lhe foi lançada estava impedido e deu um ótimo passe para o atacante Devic. O atacante invadiu a área e chutou na saída de Hart. A bola tocou no arqueiro e pouco antes de ultrapassar a linha do gol (22 centímetros), foi afastada pelo inglês John Terry. Apesar de a pelota ter ultrapassado a linha, o árbitro Viktor Kassai (Hungria), o assistente e o árbitro adicional postado atrás da meta, não validaram o gol.
                                                          Divulgação
                                                 Ucrânia x Inglaterra
No domingo que passou (16), no prélio Vasco 1 x 2 Flamengo, pelo campeonato carioca, o meia Douglas da equipe vascaína, cobrou uma falta aos 11' da primeira fase contra a meta rubro-negra, em que a bola ultrapassou a linha do gol em 33 centímetros. O campo visual do árbitro central, Eduardo Guimarães, do árbitro adicional Rodrigo Castanheiras, que estava atrás do gol, há mais ou menos cinco metros e o assistente que estava posicionado no lado onde aconteceu o lance, não conseguiram visualizar que a bola entrou e, por consequência, prejudicaram a equipe cruzmaltima.    
                                                André Durão
                                                  Flamengo x Vasco
Diante do ocorrido na África do Sul e na Eurocopa e do clamor dos futebolistas em amplitude planetária, pela introdução da tecnologia para auxiliar a arbitragem a dirimir lances que fujam do seu campo de observação, a  Fifa e o Board anunciaram no último mês de outubro que o sistema GoalControl GmbH, seria a fornecedora da tecnologia na linha do gol na Copa do Mundo este ano no Brasil.
                                                          Divulgação
                                               Sistema GoalControl GmbH

Os experimentos com 100% de acerto no Mundial de Clubes no Japão em 2012, na Copa das Confederações no Brasil e no Mundial de Clubes da Fifa no Marrocos no ano passado, sedimentaram o sistema da empresa alemã como perfeito. O sistema GoalControl, utiliza 14 câmeras de alta velocidade (7 câmeras em cada meta) e a confirmação se a bola ultrapassou a linha do gol, acontece em menos de um segundo por meio de um sinal visual (aparece a palavra gol no relógio) do árbitro e ocorre uma pequena vibração no seu pulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário