domingo, 28 de setembro de 2014

Fifa convoca árbitros para a Copa de 2018.

Na sexta-feira que passou, a Fifa convocou vinte e quatro árbitros do Continente Europeu para participarem do primeiro seminário com vistas a Copa do Mundo de 2018 na Rússia. O seminário acontecerá de 18 a 22 de novembro próximo em Zurique, sede da entidade internacional
Os homens de preto selecionados já receberam um caderno especial onde constam as atividades que serão ministradas pelos instrutores internacionais. Estão previstos teste teóricos, físicos “o tendão de aquiles” dos árbitros brasileiros que possuem um histórico “vergonhoso” de reprovações que remonta a  2006, exames médicos, atividade prática no campo de jogo (interpretação e aplicação das Regras de Futebol, coma presença de jogadores), ou seja o pilar técnico.
No que diz respeito ao teste físico há um adendo especial que foi distribuído aos árbitros chamados para o aludido seminário. Além do seis tiros de 40 metros em 5,8 segundos e dos vinte sprints de 150 metros em no máximo trinta segundos, a confraria do apito vai ser submetida ao “temível” teste Yoyo.
O teste Yoyo foi aplicado aos árbitros que participaram do Mundial do Brasil, uma semana antes do início da Copa e o resultado para os apitos e bandeiras Sul-Americanos foi desastroso.
O Yoyo é considerado uma ferramenta importante porque permite aos instrutores de arbitragem avaliar a capacidade individual do árbitro. Já que exige esforços intermitentes e mostra situações reais do que acontece numa competição esportiva. Esse tipo de teste já é aplicado por preparadores físicos dos clubes profissionais da Europa aos atletas desde as categorias de base. E, por consequência, vem sendo utilizado pela Uefa nas provas físicas aplicadas aos seus juízes e bandeirinhas. O inventor do Yoyo foi o fisiologista Jens Bangsbo (Dinamarca).  
Isto posto, como diz Fernando Gomes, é de bom alvitre que a Comissão de Arbitragem da CBF, dê início ao processo de treinamento dos nossos árbitros e assistentes com potencial de participarem do processo pré-seletivo à Copa de 2018. Porque logo a seguir, serão convocados os apitos e bandeiras da Concacaf, Ásia, África e os Sul-Americanos.
Em assim agindo, a melhor “arbitragem do planeta” segundo o diretor da CA/CBF Sérgio Corrêa da Silva, terá tempo suficiente de se preparar, se aprimorar e não poderá alegar desconhecimento do programa estabelecido pela Fifa aos árbitros brasileiros.

PS (1): O alerta se faz necessário porque a arbitragem brasileira desde 2006, possui um histórico de reprovações nos testes físicos da Fifa. Tanto é verdade que Wilson Luiz Seneme, Leandro Pedro Vuaden e Heber Roberto Lopes, os indicados para a Copa de 2014, sucumbiram fragorosamente no indigitado teste. E, como prova insofismável, há pouco mais de vinte dias, o árbitro Heber Roberto Lopes (Fifa/SC) e o assistente Cleriston Barreto (Fifa/SE), sob os olhares imutáveis do instrutor/Fifa, Jorge Larrionda, “rodaram feio” no teste em tela.

PS (2): A CBF, através de sua comissão de arbitragem, convoca os representantes da imprensa e os capitães dos 20 clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série A para uma reunião técnica que será realizada na quinta-feira (2/10), às 15 horas, no auditório da entidade.
Na reunião, os árbitros sorteados para atuar na 26ª rodada da Série (A), que será quase toda realizada no sábado, em virtude das eleições – haverá apenas um jogo na quinta-feira - e mais 30 instrutores de arbitragem vão debater e analisar de maneira didática as Regras do Futebol, em especial as orientações da Fifa referentes à mão na bola.
Serão apresentados 26 vídeos, mais oito analisados pela Fifa como decisões corretas de nossas competições. Os representantes da imprensa se credenciarão na portaria da CBF a partir das 13 horas de quinta-feira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário