quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Marin se diz insatisfeito com arbitragem, e CBF divulga vídeos com regras do futebol


José Maria Marin, presidente da CBF, se mostrou insatisfeito com a arbitragem
José Maria Marin, presidente da CBF, se mostrou insatisfeito com a arbitragem
As polêmicas sobre o "apito" nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro chamaram a atenção do presidente da CBF, José Maria Marin. Nesta quarta-feira, o dirigente foi questionado sobre o assunto, e se mostrou insatisfeito com os erros de arbitragem nas últimas rodadas e garantiu que a entidade tem feito de tudo para melhorar o nível e colaborar com o trabalho dos árbitros.
"Eu procuro assistir a quantos jogos for possível na televisão e estou preocupado. Conversei com diretores, não estou satisfeito. Tudo que foi possível por parte da CBF, nós fizemos. Investimos, compramos itens eletrônicos. Mas, nas últimas rodadas, não fiquei satisfeito. Vamos procurar melhorar, custe o que custar", afirmou Marin, em entrevista coletiva após a convocação da seleção brasileira.
Justamente a partir desta quarta, a CBF começou a divulgar vídeos em seu site oficial com as regras do futebol. Na primeira publicação, que conta com explicações dadas pela ex-bandeirinha e agora instrutora Ana Paula de Oliveira, o tema é "mão na bola".
Neste vídeo, são mostrados lances de algumas partidas e instruções sobre a maneira certa de o juízes agirem em cada situação. Em uma das jogadas exibidas, a CBF aprova marcação do pênalti a favor do Fluminense contra o Palmeiras, no último sábado no Maracanã, quando Wagner fez o cruzamento e a bola pegou involuntariamente na mão do palmeirense Renato, que deu um carrinho e deixou o braço no alto.
Assim como já fez a Fifa antes da Copa do Mundo de 2014, a comissão de arbitragem da CBF também está orientando os árbitros brasileiros para marcarem falta, ou pênalti se for dentro da área, no caso de a bola bater na mão ou braço em movimento dos jogadores.
Fonte: espn.uol.com.br

PS: Opinião do Apito do Bicudo: A divulgação de vídeos sobre  (mão na bola ou bola na mão) - tendo como âncora a belíssima Ana Paula de Oliveira é aceitável para o cidadão que desconhece as Regras de Futebol na sua essência. Já os homens de preto tem pleno conhecimento das leis do jogo. A verdade sobre o que está acontecendo é outra. As tomadas de decisões "absurdas" que vivenciamos reiteradamente pelos árbitros e assistentes da Relação Nacional de Árbitros de Futebol/Renaf/CBF, nas competições da entidade tem várias causas: Falta qualidade, frieza, equilíbrio, coordenação psicomotora no momento de interpretar e aplicar a regra em consonância com aquilo que realmente aconteceu. A lista da Renaf está "inchada" por indicações políticas e acoplado a isto há ausência de aptidão, talento e sorte num contingente expressivo de apitos e bandeiras. Ou a CA/CBF dá inicio a uma reformulação total e irrestrita no quadro da Renaf, ou então atingiremos o fundo do poço em curto espaço de tempo num dos setores mais importantes do futebol, que é o árbitro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário