domingo, 23 de novembro de 2014

A democratização do (IFAB)

  • Só não muda de ideia quem não tem ideias. Foi pensando nas transformações do universo e na forma como o futebol está se desenvolvendo em todo o planeta, que o presidente da Fifa Joseph Blatter, criou dois Painéis Técnicos de Excelência, formado por ex-atletas, técnicos e dirigentes de futebol. 
  •  
  • Esses painéis reunir-se-ão duas vezes por ano e terão como missão principal, subsidiar a (IFAB) International Football Association Board e a Fifa, sobre o desenvolvimento do futebol e, por consequência, da arbitragem nos cinco Continentes. Além do trabalho de observação, os membros do Painel Consultivo Técnico, terão a missão de contribuir com sugestões ou experimentos que possam otimizar as Regras de Futebol. 
  •  
  • O Painel Consultivo Técnico designado por Blatter, foi constituído assim:  Neale Barry (The FA/Inglaterra), Jean-Paul Brigger (Fifa), Massimo Busacca (Fifa), William Campbell (FA Irlandesa), Lim Kee Chong (Ilhas Maurício), Pierluigi Collina (Diretor de Arbitragem da Uefa), Sonia Denoncourt (Diretora de Arbitragem da Concacaf), David Elleray (Inglaterra e diretor do Centro de Excelência de formação de Árbitros da Uefa), Ray Ellingham (FA Galense), John Fleming (FA Escocesa), Mark Hester (Diretor de Arbitragem da OFC), Jorge Larrionda ( Comitê de Arbitragem da Fifa), Yoshimi Ogawa (Diretor de Arbitragem da AFC)e Manoel Serapião Filho (Diretor do pilar técnico da Enaf, instrutor Conmebol e CBF do Brasil).
  •  
  • O primeiro evento será realizado nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25), no Hotel Europa em Belfast, Irlanda do Norte. O objetivo da (IFAB) é preservar as Regras do Jogo, supervisionar a sua aplicação, estudá-las e, eventualmente, modificá-las. E para isso, foram formados dois novos painéis consultivos - de Futebol e o Técnico -, criados para apoiar a (IFAB) antes da tomada de decisões finais com mais competência.
  • Na revista da Fifa desta semana, disponível em inglês, Joseph Blatter destaca que a medida visa a democratização do (IFAB), instituição criada em 1882 pelas quatro associações britânicas (Escócia, Inglaterra, Irlanda e País de Gales).
  • As sugestões discutidas na reunião em tela serão lavradas em ata, e, na próxima Reunião do (IFAB) que será efetivada de 28 de fevereiro a 2 de março de 2015, em Belfast (Irlanda), analisadas pelos membros do The International Board.
  • PS: A indicação do instrutor brasileiro da Conmebol/Fifa/CBF Manoel Serapião, para participar de evento de tamanha magnitude, é um prêmio a sua personalidade impoluta, ao seu empreendedorismo, associada a sua determinação e disciplina na trajetória de mais de três décadas a frente da arbitragem brasileira. 
  •  
  • PS (2): Wilmar Roldán (Fifa/Colômbia) está fora do Mundial de Clubes da Fifa no Marrocos. Seu substituto será Enrique Osses (Fifa/Chile). Um dos assistentes de Roldán, Eduardo Diaz foi reprovado no teste físico e, por conseguinte, como na Fifa não tem o famoso "jeitinho", a entidade internacional desligou todo o triunvirato de arbitragem colombiano.    
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário