segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Busacca comanda seminário em Doha.

Massimo Busacca durante palestra no seminário de arbitragem no Qatar

Dez árbitros da Ásia, nove da África e três da Oceania, foram convocados pela Fifa para  participarem no período de 10 a 14 de novembro que passou, do segundo seminário de arbitragem da entidade que controla o futebol no planeta, em Doha no (Qatar), com vistas a Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
O segundo seminário da instituição internacional, foi comandado a exemplo do primeiro no Chile em outubro, pelo diretor de arbitragem Massimo Busacca (foto).
A didática empregada aos juízes e bandeiras no país Asiático teve a mesma dimensão do primeiro seminário. Árbitros e assistentes estão sendo preparados desde já com sessões teóricas em sala de aula, bem como com treinamentos práticos no campo de jogo.
Na sua exposição à confraria do apito internacional, Busacca enfatizou a importância da arbitragem saber fazer a leitura do jogo que vai dirigir e, principalmente, os cuidados especiais que devem ser tomados no interior da grande área (área penal) - local onde “morrem” a maioria dos árbitros.
Além do exposto, foram exibidos vídeos e treinados exaustivamente posicionamento e os incidentes imagináveis e inimagináveis que podem acontecer dentro da área penal.
O “temível” teste físico  padrão Fifa, que tornou-se um tabu para os árbitros e assistentes da CBF, com sprints de 40 metros, os vinte tiros de 150 metros e o teste Yoyo dominaram o final do aludido seminário. Também foi distribuído aos árbitros que estavam no evento o Feedback. Essa ferramenta é vídeo com uma revolucionária tecnologia, onde consta as inúmeras situações vivenciadas pelo árbitro e assistentes numa partida.
O seminário em tela, também contou com a presença das 56 árbitras femininas selecionadas para a Copa do Mundo de Futebol da modalidade, que será realizada em 2015 no Canadá.
A última etapa do seminário do ano em curso, será efetivada aos árbitros e assistentes da Uefa, nesta semana na sede da Fifa em Zurique.
Já para o ano que vem é desejo do Comitê de Árbitros da Fifa, a partir de fevereiro realizar uma série de seminários sem aviso prévio. Ou seja, a Fifa poderá convocar os pré-selecionados a qualquer momento e aplicar os quatro testes anuais sem avisar ninguém.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário