quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Árbitras elevam o nível

A participação de árbitras nos cursos de Inverno da Uefa reflete a atenção dada pela entidade às juízas, bem como o desenvolvimento do futebol feminino.
Árbitras elevam a fasquia
As árbitras Efthalia Mitsi, Gyöngyi Gaal e Bibiana Steinhaus no curso de Inverno, em Atenas ©Sportsfile
A inclusão de árbitras nos cursos de Inverno da UEFA está a mostrar o seu valor – a alteração está a provar ser um enorme sucesso.

Os mais recentes cursos, realizados em Atenas (Grécia), contaram com as principais árbitras da Uefa, bem como estreantes na lista de internacionais. Esta foi a terceira vez que árbitras se juntaram a árbitros nas sessões da Uefa, numa alteração que reflete não só a atenção que a instituição deseja dar ao desenvolvimento das árbitras, como também enfatiza a evolução do futebol feminino nos últimos anos.

Partes específicas da agenda do curso feminino foram lideradas por dois elementos do Comitê de Arbitragem da Uefa – Dagmar Damkova, antiga árbitra internacional de topo da República Checa, e Bo Karlsson, antigo árbitro sueco que dirigiu a final da Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1991, entre Manchester United FC e FC Barcelona.

As estreantes e as árbitras de elite foram submetidas a testes físicos e participaram em sessões educativas, com o objetivo de ajudá-las a desenvolver a sua consistência no processo de decisão e aquilatar a sua condição física, já que o futebol feminino torna-se cada vez mais rápido, em ritmo e qualidade técnica.

Para as árbitras de elite aproximam-se compromissos cruciais, na fase eliminatória da Uefa Women's Champions League, e algumas são candidatas a viajar até ao Canadá neste Verão, para arbitrarem jogos do Campeonato do Mundo Feminino da Fifa. As árbitras trabalharam em conjunto com os seus homólogos masculinos em diversas sessões técnicas, incluindo tópicos como a lei do fora-de-jogo e gravidade das faltas, enquanto outras sessões técnicas, lideradas por Damkova e Karlsson, abordaram as competições femininas.

"Os cursos são bastante benéficos para as nossas árbitras", diz Damkova, que dirigiu a final do torneio feminino dos Jogos Olímpicos de 2008, a final do Uefa Women's Eurocopa de 2009 e a final da Uefa Women's Champions League de 2011 - além de ter participado em dois Mundiais Femininos. "Estão a provar ser muito importante para as jovens árbitras reunirem-se com as suas colegas de elite, bem como trocarem informações e experiências com os seus homólogos masculinos."

Os testes físicos, em particular, mostram ser fundamentais para a Uefa e para as árbitras, que assim podem aferir a sua condição física. "As moças sabem que têm de estar ao seu melhor nível em termos de condição física, e os testes são exigentes", explica Damkova. "O futebol feminino está a ganhar ritmo e é preciso estar preparado" - O trabalho de grupo nas sessões técnicas também incluiu estudar vídeos relacionados com lances como mão na bola, lei da vantagem e gerir jogadores em campo.

Damkova e Karlsson foram mentores sensatos para as árbitras, e continuamente enfatizaram a necessidade de dedicação se quiserem atingir os níveis mais elevados. "Hoje em dia, para se ser árbitra ou árbitro de topo – homem, mulher, não interessa", diz Damkova, "é preciso dedicarem a vossa vida à arbitragem – caso contrário não terão sucesso". As árbitras foram aconselhadas nos cursos de Inverno sobre as responsabilidades envolvidas na representação do seu país e da Uefa quando estão de serviço internacional. Para além disso, também receberam conselhos rígidos sobre como devem agir nas redes sociais.

Tal como todos os membros do Comitê de Arbitragem da Uefa, Damkova está encantada por ter a oportunidade de transmitir a sua vasta experiência como antiga árbitra de elite. "Sinto-me muito feliz por ter esta ocasião de continuar ligada à arbitragem, ao mesmo tempo que dou minha contribuição para ajudar as árbitras da atualidade", reflete. "Consigo compreender como é para as pessoas atingirem um certo nível e terem de parar. Estou mais do que satisfeita com aquilo que estou a fazer."
Fonte: Mark Chaplin - Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário