quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

"Modelos, diplomatas e embaixadores"

Modelos, diplomatas e embaixadores, pessoas honestas e íntegras são atributos que a UEFA espera ver dos seus árbitros como representantes do organismo.
"Modelos, diplomatas e embaixadores"
Os árbitros no curso de Inverno da UEFA, em Atenas ©Sportsfile
Os árbitros da UEFA receberam sábios conselhos sobre o seu papel e responsabilidades como representantes do organismo gestor do futebol europeu, nos cursos de Inverno da UEFA a decorrer em Atenas.

Os participantes do 23º Curso Avançado da Uefa para Árbitros de Topo e do 24º Curso Introdutório da Uefa para Árbitros Internacionais foram incentivados para serem modelos para todos aqueles que aspirem seguir-lhes o exemplo, para que se comportem de forma impecável enquanto a serviço da Uefa e mostrem honestidade e integridade, rejeitando qualquer envolvimento na manipulação de resultados.

Ao receber os árbitros na Grécia, o presidente do Comitê de Arbitragem da Uefa e o segundo vice-presidente da instituição europeia, Angel María Villar Llona, foi firme e inequívoco ao lembrar aos árbitros o que deles é esperado. "Vocês são a 'nata da nata' dos árbitros europeus e há muito trabalho e dedicação com o objetivo de cuidar de vocês", afirmou.

"Pedimos que atuem como modelos, em particular em relação a jovens árbitros nos vossos países", acrescentou. "O vosso comportamento deverá ser exemplar e os vossos ensinamentos são excepcionais. Queremos que os jovens juízes olhem para vocês. lembrem-se que representam todos os árbitros da Uefa e o próprio organismo, pelo que peço que ajam de forma responsável."

O membro do Comitê de Arbitragem da Uefa, o inglês David Elleray (foto), desenvolveu este mesmo tema numa apresentação junto dos novos árbitros internacionais, na qual deu ênfase ao fato de os árbitros serem diplomatas e embaixadores. "Vocês são embaixadores do futebol e do 'fair play'", adiantou.
"Para além de se representarem a vocês mesmos, aos vossos colegas e país, estão também a representar a Uefa. Tal significa conseguir não só desempenhos de grande qualidade e mostrar capacidades diplomáticas na gestão de um jogo, mas também uma conduta de grande qualidade e diplomacia fora do campo."

Elleray incentivou os árbitros a terem sempre presente que a sua apresentação e comportamento longe dos relvados, e em particular quando em viagem para um jogo, têm um peso crucial na sua reputação, mas também na da Uefa.

O organismo considera a luta contra a viciação de resultados como uma das suas prioridades, e o coordenador de informação da Uefa, Graham Peaker, esteve presente no curso para uma apresentação na qual alertou os árbitros para se manterem particularmente atentos face a qualquer tentativa de persuasão, com o objetivo de manipular o resultado de um jogo.

A Uefa tem uma posição de tolerância zero em relação à manipulação de resultados", disse Peaker aos juízes, fazendo eco da posição várias vezes assumida pelo Presidente Michel Platini de que o espírito essencial do futebol ficaria em perigo de morte se os resultados das partidas fossem conhecidos previamente. "Qualquer pessoa – jogadores, treinadores, árbitros – considerada culpada de manipular um resultado receberá um cartão vermelho que o irá banir do futebol para sempre", sublinhou Peaker.

Para além de gerir um sistema de detecção de fraude nas apostas que monitoriza mais de 30.000 encontros por ano, a Uefa assinou recentemente um memorando de entendimento com a agência da União Europeia, Europol, e criou um grupo de trabalho sobre viciação de resultados que inclui procuradores europeus e órgãos de aplicação da lei.

Os árbitros foram encorajados a seguirem o princípio os "três R's" quando alguém os tentam envolver em situações de manipulação de resultados: reconhecer o que está a acontecer; rejeitar a abordagem e reportar o caso.
Fonte: Mark Chaplin - Uefa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário