segunda-feira, 2 de março de 2015

Show de desconhecimento e desinformação

    No dia 2 de junho de 1886, este quarteto da esquerda para à direita composto por C. Watson (Irlanda do Norte), JKM. Dowall (Escócia), TJ. Wall (Inglaterra) e TW. Robbins (País de Gales) fundaram o (IFAB) - Foto: Fifa

A 129º Reunião Geral Anual do (IFAB) International Football Association Board, efetivada no último sábado (28), na cidade de Belfast (Irlanda do Norte), expôs de forma cristalina o desconhecimento da imprensa esportiva brasileira com raras exceções, no que concerne as Regras de Futebol. 

Além do desconhecimento, vivenciei uma avalanche de desinformação que me deixou perplexo. Ouvi, li e vi que a tecnologia foi rejeitada pelo (IFAB). É inverídica a notícia. A tecnologia do chip na bola vai continuar em todas as competições da Fifa. Copa do Mundo, Copa das Confederações e Mundial de Clubes.

A tecnologia que foi descartada pelo Board na aludida reunião, foi a utilização do vídeo (TV) pela arbitragem. A proposta apresentada adicionava um monitor de TV na mesa do delegado da partida ou em outro lugar estratégico, visando que o árbitro, somente ele, em lances que fujam do seu campo visual, pudesse consultar a veracidade ou não do acontecido.

O secretário-geral da Fifa Jerôme Valcke, na entrevista coletiva após a reunião, deixou claro que a utilização do vídeo não foi aceita, mas, poderá ser discutida no futuro.

A quarta substituição num jogo de futebol em confrontos com prorrogação, que está sendo testada nas categorias de base da Escócia e da Inglaterra que chegou a ser cogitada como aprovada, também foi rechaçada pelos homens do (IFAB). A ideia é continuar observando os desdobramentos do experimento e voltar discuti-la em outras reuniões, disse Patrick Nelson, secretário executivo da Associação Irlandesa de Futebol e membro do (IFAB).

Outra desinformação diz respeito a punição tripla, que é quando um atleta impede uma oportunidade clarividente de gol. Se dentro da grande área é pênalti, cartão vermelho para o infrator e suspensão automática na próxima partida. O (IFAB) não aprovou a sua extinção conforme propagado por vários segmentos da mídia esportiva do futebol brasileiro, inclusive de Curitiba.

O que aconteceu foi um avanço do Internantional Board em discutir a flexibilização quando um jogador impede uma oportunidade manifesta de gol. A proposição da Uefa é que o atleta que cometer esta falta, deve ser sancionado com cartão amarelo ao invés do vermelho.

Patrick Nelson, membro do (IFAB), na coletiva concedida à imprensa após a reunião disse: “Achamos que a punição tripla é demasiadamente severa, porém, entendemos que deve haver discussões sobre o assunto e após estudos conclusivos dos organismos disciplinares da Fifa, que deve ocorrer agora em março, enviaremos ao Comitê Executivo da instituição uma solução para a questão.” Portanto, é totalmente descabida a informação de que o Board aprovou a extinção da punição tripla.

PS: Diante do festival de “barbaridades” que ouvi, li e vi no final de semana que passou e início desta semana sobre o assunto, só me  resta cumprimentar Jerôme Valcke, secretário-geral da Fifa, Patrick Nelson, secretário executivo da Associação Irlandesa de Futebol, Jonathan Ford, diretor executivo da Associação do País de Gales, Jonathan Hall, diretor de futebol da Associação Inglesa (The FA) e Stewart Regan, diretor executivo da Associação de Futebol da Escócia, membros do The International Football Association Board, pelo equilíbrio nas decisões prolatadas em benefício do esporte das multidões.

PS (2): Clique no Link: http://es.fifa.com/aboutfifa/organisation/ifab/news/newsid=2534927/index.html - e acompanhe na íntegra as declarações dos dirigentes do (IFAB).

PS (3): O (IFAB) na reunião do último sábado homenageou o ex-membro da Associação Irlandesa de Futebol, William McCrum (in memoriam) - pela sua contribuição em 3 de março de 1890, ao propôr a implementação do pênalti nas  Regras de Futebol, imediatamente acatado pelo Board. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário