segunda-feira, 20 de abril de 2015

Arbitragem decadente



A exemplo da primeira partida da Libertadores entre Corinthians x São Paulo, a Conmebol que já havia “esquecido” dos árbitros e assistentes da (FPF) Federação Paulista de Futebol que pertencem ao quadro da Fifa, voltou a “esquecê-los” novamente para o segundo confronto da mesma competição, que acontece na quarta-feira no Morumbi, às 22h. 

O “esquecimento” da Conmebol na verdade atendeu a uma solicitação da equipe do São Paulo, que já no primeiro prélio solicitou arbitragem neutra nos “bastidores”. Explico: árbitro e bandeiras de outro País.

A Conmebol decidiu prestigiar a confraria do apito brasileiro e designou Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), para o prélio na Arena Itaquera, mas deu “chabu”. Marques Ribeiro equivocadamente deu prosseguimento a uma jogada em que houve falta de um defensor do Corinthians num meia do São Paulo, e na sequência saiu o gol da vitória do time do Parque São Jorge.

A insurreição do time do Morumbi logo após o acontecido contra os homens de preto da (FPF) foi total – Tanto é que na semana que passou, a diretoria do Tricolor deslocou-se até Luque, nos arredores de Assunção (Paraguai) e lá novamente fez severas críticas contra a escalação de árbitros do futebol paulista para a peleja da quarta-feira (22).

Sobrou para Sandro Meira Ricci (Fifa/SC), com a bola, o melhor árbitro do futebol brasileiro e o primeiro no Ranking da Conmebol e da Fifa em se tratando da CBF - dirigir o clássico denominado de Majestoso, que a outrora  arbitragem paulista chegou a ter quatro nomes de expressão ou mais para comandar - e hoje em função da decadência que vivencia no seu quadro de árbitros, não tem nenhum que seja aceito de forma pacífica. 

PS: Sandro Meira Ricci foi convocado pelo Comitê de Arbitragem da Conmebol na última sexta-feira, para participar do seminário de excelência que irá acontecer em Santiago (Chile), no período de 8 a 12 de maio próximo, com vistas a preparação para Copa América, que será efetiva em solo chileno a partir de junho.

PS (2): A decadência que atinge o quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol não é exclusiva. Volto ao tema na próxima coluna onde vou elencar as demais federações de futebol que estão no mesmo caminho e iremos apontar as causa e os efeitos dessa derrocada.

PS (3): Decadência que não "poupou" nem mesmo um dos mais conceituados árbitros da CBF/Conmebol, Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS), que submetido ao teste físico da CBF/FIFA em Porto Alegre (RS), foi reprovado. Com a palavra Luiz Fernando Gomes Moreira, o diretor do departamento de arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol. 

Um comentário:

  1. Qualquer árbitro da série A do paulista é melhor que esse traste do Ricci. Esse ranking que você cita é político e não representa de forma alguma a qualidade da arbitragem. O único ranking que seria válido era se todos os dirigentes de clubes, técnicos e jogadores pudessem votar.

    ResponderExcluir