Na última terça-feira (7) aconteceu o segundo dia do Curso Para Árbitros Jovens da Fifa, realizado pela Conmebol em colaboração com a CBF, no CT João Havelange, em Pinheiral (RJ). Na parte da manhã foi realizado o teste físico da Fifa, chamado de yo yo test.

O exercício foi comandado pelo preparador físico da entidade internacional  Cristhian Rosen (Argentina) e auxiliado por Paulo Camelo (CBF), que incentivou os participantes a darem o melhor de si. Os ex-árbitros Oscar Ruiz (Colômbia), Ubaldo Aquino (Paraguai) e Wilson Seneme (Brasil observaram as atividades e orientaram os jovens.

A segunda parte do treinamento foi técnica, quando os árbitros e assistentes foram testados em ações, com jogadas trabalhadas junto com a equipe juvenil dos Meninos da Vila, franquia do Santos FC em Volta Redonda (RJ).

A Conmebol realiza pela primeira vez o Curso para Árbitros Jovens da Fifa. Com colaboração da CBF e apoio da Fifa - 26 árbitros e 12 árbitros assistentes de 10 países da América do Sul participam do curso para aprimoramento, que ocorre durante esta semana em Pinheiral (RJ).
O teste físico final será realizado na sexta-feira (10/04), no Centro de Esportes de Aeronáutica, no Rio de Janeiro (RJ).

PS: Rodolpho Toski Marques, árbitro da (FPF) Federação Paranaense de Futebol, foi convocado para o curso em tela por decisão da CA/CBF, após a excelente performance no prélio Flamengo/RJ/ x Brasil/RS, no Maracanã pela Copa do Brasil. Portanto, é mentirosa a afirmação de que o indigitado árbitro foi indicado pelos dirigentes do futebol paranaense para o aludido evento que finda no dia de hoje.  
Fonte: Conmebol