quarta-feira, 8 de julho de 2015

Viva a Circular nº 26/2015



Enquanto os cartolas da CBF e os atletas brasileiros que participaram da partida Alemanha 7 x 1 Brasil, no dia 8 de julho de 2014, tentavam explicar a inexplicável e vergonhosa eliminação do futebol pentacampeão do mundo no Mundial do Brasil - e a imprensa perplexa tentava encontrar as causas de como os alemães impuseram a maior derrota de todos os tempos ao futebol brasileiro, um homem de gestos simples, de voz ponderada, equilibrado, pensou no seu intelecto: o futebol brasileiro precisa de mudanças significativas e elas tem que ser rápidas.

No dia seguinte a hecatombe que estremeceu o País do Oiapoque ao Chuí, o presidente da CA/CBF, Sérgio Corrêa da Silva, militar da Aeronáutica e um conceituado especialista em Regras de Futebol do planeta, convocou sem alarde os demais pares que formam a comissão e os membros da Escola Nacional de Arbitragem (ENAF).

A convocação tinha um objetivo precípuo: todos deveriam assistir o maior número de jogos do Campeonato Brasileiro, analisar minuciosamente e relatar de maneira fidedigna as tomadas de decisões corretas ou não, dos árbitros, dos assistentes e do quarto árbitro.

Além disso, observar o comportamento dos atletas durante os jogos, dos cartolas, dos gandulas, dos técnicos e atletas que ficam no banco de reservas e aqueles que ocupam a área técnica, antes, durante, no intervalo e após o término das partidas. 
  
A conclusão das análises de todos os jogos que Sérgio Corrêa viu, ouviu e leu em conjunto com seus congêneres foi: o futebol brasileiro só teria confrontos de melhor qualidade técnica, maior tempo de bola em jogo como preceitua o Estatuto do Torcedor, menor número de faltas e seria um espetáculo de entretenimento ao espectador como determinam a Fifa e o IFAB – se todos aqueles que participam de um jogo de futebol, se conscientizassem das suas atribuições religiosamente.

Feita a compilação das análises por profissionais capacitados da CA/CBF e da ENAF, foi elaborada a Circular n°26/2015 - que é um complemento calcado nas (17) Regras de Futebol, com diretrizes disciplinares e administrativas à arbitragem aplicar neste Campeonato Brasileiro quando necessárias - aos atletas, médicos, treinadores, preparadores físicos, dirigentes ou qualquer outra personagem que infrinja as regras, antes, durante, no intervalo e após os confrontos.

Em que pese a reação irada dos diferentes segmentos que gravitam no nosso futebol, a aplicação da indigitada circular em conjunto com o estipulado nas Regras de Futebol, provocou transformações relevantes no comportamento dos homens de preto e, por extensão, nos artistas da bola os atletas.

Tanto é verdade que rodada após rodada do Brasileirão, os resultados são os mais expressivos desde que Charles Muller aportou no Brasil com uma bola debaixo do braço. 

O tempo de bola em jogo nas 11 rodadas iniciais do Brasileirão/2015, é de 55'39. Em 2014, foi de 52'15. Vinte partidas do atual Campeonato Brasileiro tiveram 60 minutos de bola rolando, contra apenas seis em 2014. Atlético/PR 1 X 0 Atlético/MG, na terceira rodada, dirigido pelo árbitro Thiago Duarte Peixoto (Asp/Fifa/SP) - é o jogo que teve o maior tempo de bola em jogo até o momento, 69'54. 

PS: O visionário é aquele que possui a rara habilidade de aliar a visão à competência. Ele não enxerga apenas o presente: vislumbra também o futuro. É capaz de prever tendências e de antecipar mudanças, em vez de ser simplesmente superado por elas. Um profissional assim é extremamente valioso para qualquer negócio. Tanto que as empresas à frente de seu tempo já têm até um nome para ele: CVO - chief visionary officer.

PS (2): A expressão visionário é um reconhecimento ao belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido por Sérgio Corrêa da Silva e sua equipe, no aprimoramento da qualidade do personagem mais importante no contexto de uma partida de futebol, o árbitro. 

PS (3): A CA/CBF divulgou no início da tarde de hoje a escala da Série A do Campeonato Brasileiro do final de semana. No que diz respeito as equipes do futebol do Paraná e a arbitragem local, a situação ficou assim:  São Paulo/SP x Coritiba/PR, no domingo, às 11h no Morumbi, será comandado por Alisson Furtado (CBF-1/TO). Atlético/PR X Fluminense/RJ, na Arena da Baixada, às 16 de domingo, com Anderson Daronco (Fifa/RS). No sábado, em Campinas (SP), às 21h, Ponte Preta/SP x Atlético/MG, vai ser dirigido pelo paranaense Rodolpho Toski Marques (CBF-1/PR). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário