quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Árbitros assistentes adicionais preparam-se para a nova época


Árbitros assistentes adicionais preparam-se para a nova época
Árbitros assistentes adicionais atentos a ocorrências dentro de uma grande área durante o seu treino ©UEFA 
"Pares extra de olhos" têm oferecido aos árbitros principais um apoio crucial na tomada de decisões desde a introdução, nos últimos anos, de dois árbitros assistentes adicionais nos jogos das principais provas de clubes e seleções da UEFA.

Esta semana, a UEFA juntou em Nyon 40 árbitros que costumam desempenhar essas funções para dois dias de análise, discussão e treino, com o objetivo de afinar e melhorar o seu trabalho durante a temporada que agora começa.

O sistema de árbitros assistentes adicionais, presente nas Leis do Jogo desde 2012, dita que o árbitro principal, os dois árbitros assistentes e o quarto-árbitro passam a ter a companhia de dois árbitros adicionais, posicionados atrás da linha final, junto a cada uma das balizas. A sua missão passa por observar incidentes que ocorram dentro das áreas de penalty, como empurrões ou agarrões, ou avaliar se a bola passou ou não a linha de gol. O sistema encontra-se em operação na UEFA Champions League, UEFA Europa League e SuperTaça Europeia, bem como na qualificação para o UEFA EURO 2016.

Hugh Dallas e Marc Batta, responsáveis de arbitragem da UEFA, estiveram ao lado de Vladimir Sajn, membro do Comitê de Arbitragem da UEFA, em Nyon para conduzir o curso, enquanto Werner Helsen, especialista em treino de árbitros da UEFA e da FIFA e a sua equipe guiaram as sessões de treino, com exercícios específicos e preparação para situações de jogo. Incidentes de jogos da UEFA e exemplos filmados das sessões de treino foram, depois, analisados ao detalhe.

Entre as áreas cobertas estiveram a concentração, o posicionamento, a antecipação, a correta movimentação, a constante necessidade de uma comunicação clara e precisa e a importância de um trabalho de equipe de alta qualidade. O treino da UEFA para árbitros assistentes adicionais inclui agora preparação online através de um website especial, com o estudo de situações de jogo, conferindo aos árbitros assistentes adicionais uma experiência importante e a possibilidade de trocarem opiniões com especialistas em arbitragem da UEFA antes de entrarem em campo.

"Sabemos que o papel dos árbitros assistentes adicionais tem sido benéfico", destacou Dallas. O ex-árbitro internacional escocês explicou que a introdução dos árbitros assistentes adicionais tem sido um fator importante para a redução de erros potencialmente decisivos, sobretudo no que diz respeito a ocorrências dentro das grandes áreas. "É crucial que tenhamos decisões corretas, o que significa que os árbitros assistentes adicionais têm de estar totalmente concentrados", frisou. "A ajuda prestada pelos árbitros assistentes adicionais na identificação de infrações dentro das áreas de penalty é um papel que implica precisão e coragem".

"Um dos principais aspectos em que o sistema de árbitros assistentes adicionais tem resultado", prosseguiu Dallas, "é que funciona como elemento dissuasor. Jogadores e treinadores sabem que há agora um par de olhos extra junto à baliza a analisar todos os incidentes. Tal inibe os jogadores de se agarrarem, empurrarem ou bloquearem. Estamos também a verificar uma redução deste tipo de incidentes na sequência de tiros livres e cantos".

Dallas explicou que um aspecto surpreendente do sistema de árbitros assistentes adicionais foi a ajuda que este veio dar não só aos árbitros mas também aos árbitros assistentes. "Uma vez que os árbitros assistentes podem agora estar mais focados na avaliação dos foras-de-jogo, o acerto das suas decisões subiu significativamente", destacou.
    (AAA) Árbitro assistente adicional atuando em jogo da Uefa.
Com uma nova temporada a começar, o feedback dado pelos árbitros em relação ao sistema de árbitros assistentes adicionais continua a ser positivo. "Os árbitros sentem-se confortáveis com esta partilha de responsabilidades", refletiu Dallas. "Os árbitros e os árbitros assistentes adicionais olham agora para o mesmo incidente a partir de ângulos diferentes – é como se o árbitro principal tivesse mais um par de olhos. Isto significa que existem menos razões para erros de julgamento dentro das áreas de penalty – mais olhos significam maior precisão".
Por Mark Chaplin de Nyon - Uefa.com 

PS: Na contramão da evolução do seu quadro de árbitros, a CBF de Marco Polo Del Nero, numa demonstração inequívoca de "atraso", aboliu os (AAA) e desprezou o sistema GoalControl que determina se a bola ultrapassa ou não a linha de meta. Em ambos os casos, a explicação para a não continuidade, foi o elevado custo financeiro. Bastava aplicar parte dos milhões de reais que a CBF fatura com as propagandas que são expostas nas camisas da arbitragem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário