segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Árbitros prontos para protegerem a imagem do futebol

Proteger o futebol e a sua imagem, uma preparação profissional e um trabalho de equipe dentro e fora de campo. São estas as mensagens que levam os árbitros de ambos os sexos para a nova temporada depois do seu habitual encontro de Verão promovido pela UEFA.

Ao todo, 87 árbitros e 18 árbitras da mais alta categoria da UEFA marcaram presença no curso anual de pré-temporada que serve de preparação para os meses que se seguirão. Durante o curso viram os seus níveis físicos controlados, analisaram a temporada passada através de vídeos e debates, e receberam instruções e recomendações por parte do Comitê de Arbitragem da UEFA.

Pierluigi Collina, responsável pela arbitragem da UEFA, fez questão de reiterar a importância da proteção do jogo, pedindo aos juízes para serem severos perante situações de faltas graves e desarmes duros, que possam lesionar seriamente um adversário. "É fundamental que protejam o futebol", refletiu.

O problema das concentrações junto do árbitro para o pressionar e as questões relacionadas com a falta de respeito têm vindo a preocupar o órgão máximo do futebol europeu e Collina disse aos árbitros para se protegerem perante tais comportamentos. "A UEFA deseja que os jogos façam passar uma mensagem positiva", referiu. "Os árbitros são parte do jogo e, como tal, têm de se proteger tomando as medidas disciplinares necessárias." foto: Getty imagens
 À esquerda Werner Helsen e à direita Pierluigi Collina
Com muitos desafios importantes pela frente nesta temporada, a começar já com os jogos do "play-off" da UEFA Champions League e da UEFA Europa League e a culminar depois com a fase final do UEFA EURO 2016 , na França, no próximo Verão. Ángel María Villar Llona, presidente do Comitê de Arbitragem da UEFA, deixou um encorajamento: "A época passada foi muito positiva para os árbitros da UEFA e espero que tal se repita esta temporada.

Tal, porém, implica um trabalho árduo da vossa parte e recomendo que se preparem convenientemente, tanto mental como fisicamente."
"Estamos satisfeitos com o vosso desempenho, mas acreditamos que podem fazer ainda melhor", acrescentou Pierluigi Collina. "Temos visto o quanto têm trabalhado e estamos confiantes de que terão excelentes desempenhos ao longo da temporada."

Os árbitros receberam ainda novas orientações quanto ao fora-de-jogo, emitidas recentemente pelo International Board (IFAB), que clarificam que jogadores em posição irregular verão essa posição sancionada se tentarem de forma clara jogar a bola que passe junto a si, interferindo com a ação do adversário, ou se tiverem uma ação óbvia que influencie claramente a capacidade para o adversário chegar à bola.

Para além de tudo isto, os árbitros foram ainda submetidos a testes físicos dirigidos pelo P.h.D em educação física mestre Werner Helsen, especialista em condição física de árbitros da UEFA e da FIFA - avaliando a sua capacidade de velocidade e resistência. E, com o trabalho de equipe a revelar-se cada vez mais importante no futebol moderno. Collina terminou com um apelo à comunicação concisa entre as equipes de arbitragem. Como o lendário basquetebolista Michael Jordan certa vez frisou: "O talento ganha jogos, mas o trabalho em equipe ganha campeonatos."
Por Mark Chaplin de Nyon (Suíça) Uefa.com 
 
PS: Sandro Meira Ricci (Fifa/SC), será o árbitro de Coritiba/PR x Grêmio/RS, na partida de ida pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, às 19h no Couto Pereira. Já Rodolpho Toski Marques (CBF-1/PR), ganha nova oportunidade e irá dirigir Atlético/MG x Figueirense/SC, também na quarta (19), no independência em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário