terça-feira, 5 de janeiro de 2016

A pré-temporada já era


Oscar Ruiz que acaba de participar de um seminário da Fifa em Tóquio, será o preletor da pré-temporada carioca
O mês de janeiro é o ápice das federações de futebol, já que é concedida à essas entidades realizarem os seus campeonatos estaduais. Diante do que, espera-se que as competições das federações sejam organizadas e, por consequência, provoquem o torcedor das diferentes regiões do País a prestigiar os torneios locais.

Era para ser assim - mas agindo na contramão da organização, planejamento e com arbitragem de qualidade duvidosa, as competições patrocinadas pelas federações foram transformadas passo a passo ao longo dos anos em campeonatos semiamadores e a cada temporada o público demonstra rejeição à esse tipo de competição.

Planejamento e organização que não se observa sobretudo no quadro de árbitros, setor primordial para o sucesso dos aludidos estaduais. Salvo uma ou outra exceção, a maioria das federações está acoplada a “ultrapassada” pré-temporada” e com “instrutores” sem a devida qualificação para transmitir os conhecimentos necessários que a arbitragem precisa ouvir.

A pré-temporada para os homens de preto acontece durante três ou quatro dias durante o mês de janeiro, de preferência na semana que antecede o início do campeonato e reúne um grupo restrito de árbitros e assistentes previamente selecionados.

Lembro que a última vez que isto aconteceu foi em janeiro do ano que passou. Desde então, a exceção dos apitos e bandeiras que pertencem a Renaf, os demais ficaram expostos a própria sorte durante um ano e o resultado do desempenho da arbitragem assim que a bola rola nos campeonatos estaduais tem sido pífio.

Mas se há descaso na maioria das federações com a arbitragem no que concerne a preparação dos homens que manejam o apito e as bandeiras, neste 2016, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), optou em sair do trivial e está anunciando para a pré-temporada do seu quadro de arbitragem, a presença do instrutor da Conmebol e membro do Comitê de desenvolvimento de arbitragem da Fifa, Oscar Ruiz, considerado o árbitro das Américas.

Ruiz é detentor de Know-how inominável e sua presença na pré-temporada carioca significa um ótimo reforço na melhora da compreensão, interpretação e aplicação das Regras de Futebol aos árbitros da cidade do Cristo Redentor.

A Fifa orienta desde 1997 que as associações, confederações e federações devem exercitar intelectualmente seus árbitros ao menos uma vez por mês. Até porque o mais experimentado árbitro  nunca deixa de aprender. As discussões sobre arbitragem sempre enriquecem o saber, ministradas por conferencistas locais e às vezes por instrutores internacionais. Vídeos, discussões em grupos, praticidade no campo de jogo ensaiando situações reais que acontecem numa partida são recomendáveis. 

Coloque o link em tela na barra de endereço e acompanhe a programação da pré-temporada da confraria do apito carioca - file:///C:/Users/Hp/Downloads/AGENDAPRETEMPORADA20161%20(1).pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário