sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Arbitragem: Mundial/18 já começou


Pesquisando notícias a respeito dos homens de preto neste início de 2016, observei no conceituado site [http://internationalreferee.blogspot.com.br/] que a Fifa através do seu Comitê de Arbitragem, convocou para o processo pré-seletivo o primeiro grupo de árbitros com vistas à Copa de 2018 que acontecerá na Rússia.

O primeiro seminário de arbitragem irá acontecer em Doha no (Qatar), no período de 11 a 15 de abril próximo, envolvendo os árbitros da Confederação Asiática de Futebol, Confederação Africana de Futebol e da Oceania.

O segundo seminário atingirá a confraria do apito da Conembol e da Concacaf - acontecerá em Miami nos (EUA), nos dias 25 a 29 de abril do ano em curso.

No que tange a Conmebol foram convocados os seguintes apitos: Andrés Cunha (Uruguai), Enrique Cáceres (Paraguai), Enrique Osses (foto/Chile), Diego Haro (Peru), Gery Vargas (Bolívia), José Argote (Venezuela), Nestor Pitana (Argentina), Sandro Meira Ricci (Brasil), Wilmar Roldán (Colômbia) e Roddy Zambrano (Equador).

Também foram convocados cinco apitos reservas. Daniel Fedorczuck (Uruguai), Julio Bascuñan (Chile), Mauro Vigliano (Argentina), Wilson Lamouroux (Colômbia) e Wilton Pereira Sampaio (Brasil).

Portanto, daqui até o mês de abril deste ano, quando será efetivado o aludido seminário, todos os convocados terão tempo suficiente para aprimorarem o inglês que é o idioma oficial da Fifa e os quatro pilares que são: o técnico (conhecimento das Regras de Futebol e interpretação); o tático que diz respeito ao posicionamento do árbitro com a bola em jogo e fora de jogo no transcurso de uma partida; o psicológico que mede o equilíbrio do homem do apito nas tomadas de decisões, nas diferentes situações que irá encontrar durante um prélio - e o temível pilar físico que tem eliminado das competições da Fifa nos últimos anos árbitros e assistentes em todo o planeta, sobretudo, na América do Sul.

Nunca é demais lembrar que o teste físico da Fifa tornou-se o principal “tendão de aquiles” da confraria do apito brasileiro. Tanto é verdade que na última Copa do Mundo, foram reprovados no indigitado teste, Wilson Seneme (duas vezes), Leandro Vuaden e Heber Roberto Lopes. A “salvação da lavoura” veio através do quarto árbitro indicado, Sandro Meira Ricci.

PS: Cabe a CBF envidar todos os mecanismos possíveis no sentido de “erradicar” de uma vez por todas esse imbróglio, e proporcionar ao apitos que foram pré-selecionados, preparadores físicos que estejam atualizados com as exigência da Fifa.

PS (2): Em entrevista ao conceituado periódico FOLHA DE SÃO PAULO deste sábado (2), o presidente da CA/CBF Sérgio Corrêa da Silva traça um Raio-X da arbitragem brasileira. leia-a na íntegra no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário