domingo, 24 de janeiro de 2016

Perguntas e respostas sobre a tecnologia da linha do gol

    Este lance ocorreu na Eurocopa/2012, na partida Ucrânia x Inglaterra, quando Devic (Ucrânia) chutou e a bola ultrapassou totalmente a linha de meta e o inglês Terry tocou na bola e a arbitragem não validou o gol. 

Pierluigi Collina, responsável pela arbitragem na UEFA, explica o que está em causa quando o Comitê Executivo da UEFA se prepara para discutir a introdução da tecnologia de linha d gol nas competições da UEFA. 
Por que razão está a UEFA a considerar a implementação da tecnologia na linha do gol?
 À esquerda o P.h.D. em educação física e diretor do Comitê de Educação Física da UEFA/FIFA, Werner Helsen e o melhor árbitro de todos os tempos do futebol, Pierluigi Collina
A UEFA procura, constantemente, formas de melhorar os jogos das suas competições. Posso dizer que há já muito tempo que temos vindo a desenvolver internamente um longo processo de consulta no que diz respeito à Tecnologia da Linha de Golo. Durante vários anos, estivemos a analisar centenas de jogos e a reunir dados sobre uma grande variedade de situações durante os mesmos. Como sabem, a nosso pedido, em 2012 o International Football Association Board aprovou a introdução de árbitros assistentes adicionais de forma a aumentar o campo de visibilidade dos árbitros e o controlo sobre a grande área. Este sistema tem funcionado muito bem e tem mostrado ser benéfico. Em simultâneo, fomos acompanhando a evolução da Tecnologia da Linha de Golo, a qual complementa o trabalho dos árbitros assistentes adicionais. De facto, isso já está a ser visto em Itália, na Serie A, onde árbitros assistentes adicionais e tecnologia da linha de golo funcionam em perfeita harmonia.

Por que estão a tomar esta decisão agora?
Isto não aconteceu da noite para o dia. Há mais de um ano, o Presidente da UEFA, Michel Platini, propôs que se estudasse a possibilidade de ter a tecnologia da linha do gol a funcionar a par dos árbitros assistentes adicionais, para melhorar os resultados em campo. Platini disse-nos, na altura, que a opinião do Comitê de Arbitragem iria ser decisiva para a introdução da tecnologia de linha do gol nas competições da UEFA e foi citado a afirmar que sempre se mostrou aberto à ideia da tecnologia se os árbitros considerassem tratar-se de uma boa solução. Olhando para o momento específico, sentimo-nos confortáveis no Comitê de Arbitragem para tomar agora essa decisão, pois acabamos de concluir o nosso processo de análise e sentimos que, com o UEFA/EURO/2016 já ao virar da esquina, esta é uma boa oportunidade para a UEFA introduzir a tecnologia na linha do gol num grande torneio.
Implementar a tecnologia na linha do gol torna irrelevante o papel dos árbitros assistentes adicionais?
A principal função dos árbitros assistentes adicionais não é controlar a linha do gol e decidir se a bola a atravessou ou não por completo. Eles são, acima de tudo, responsáveis por monitorizar tudo o que se passa dentro da área, ajudando assim o árbitro principal a tomar decisões importantes em relação a lances ali ocorridos. Claro que os árbitros assistentes adicionais dão o seu melhor para avaliarem, também, decisões relativas à linha do gol, mas percebemos que para estarem preparados para avaliar essas situações da linha do gol eles têm de ter a sua atenção focada na linha do gol antes de a bola aí chegar...o que faz com que possam deixar de ver algo que ocorra instantes antes noutro local da grande área. Isso pode reduzir a eficiência que se espera que o árbitro assistente adicional ofereça ao árbitro principal. Com a tecnologia na linha do gol, os árbitros assistentes adicionais deixam de ter essa exigente tarefa e podem assim concentrar-se exclusivamente no controle de outros lances em campo.
Como avalia o impacto dos árbitros assistentes adicionais até o momento?
A grande área é a zona mais crucial do terreno de jogo. As ações que aí decorrem têm uma influência decisiva nos jogos. A densidade de jogadores, em especial em situações como tiros livres ou tiros de canto, torna impossível que um só par de olhos consiga controlar tudo o que acontece nos inúmeros lances de bola parada que têm lugar em cada jogo. O objetivo da implementação dos árbitros assistentes adicionais era, simplesmente, oferecer aos árbitros principais apoio na avaliação dos lances mais importantes de um jogo. Muitas pessoas entre comunicação social e o público em geral não dão o devido valor ao trabalho dos árbitros assistentes adicionais porque estes não têm uma bandeirola ou um apito, mas é um fato que eles têm constituído uma ajuda fundamental na tomada de decisões corretas no momento certo durante os jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário