domingo, 14 de fevereiro de 2016

Projeto para revolucionar a arbitragem

Projeto deveria ser encampado pelo ex-árbitro, Evandro Romam, que foi eleito com a bandeira do esporte

Um fato nunca visto no futebol brasileiro no que concerne a arbitragem, foi anunciado pela Liga de Futebol da cidade de Londrina (PR), pós-Carnaval - no comunicado, a liga em tela anuncia que estão abertas as inscrições aos interessados em cursar o curso de árbitros de futebol com idade entre 15 e 45 anos.

A notícia despertou curiosidade porque, com exceção dos europeus que já implementaram a idade não de 15, mas, de 14 anos para aqueles que almejam exercitar a atividade de árbitro de futebol, nenhum outro País até o momento adota tal prática. Portanto, Londrina na América do Sul, insere-se como segundo polo precursor na modalidade no planeta.

Na Europa há uma cultura diferenciada e o adolescente é incentivado a estudar, praticar esportes e seguir a carreira de árbitro logo aos 14 anos. Além do motivado, a UEFA orienta às associações, confederações e federações filiadas a entidade nesse sentido.

Os europeus pensando nas futuras gerações desenvolvem com precisão a disseminação da prática esportiva a partir dos quatro anos de idade. Em se tratando de jovens que aspiram ser árbitros de elite, os observadores trabalham com a tríade: talento, vocação e caráter. Identificada a tríade, o adolescente é convidado a participar das competições das ligas, dos jogos de futebol e das escolas de formação de árbitros como espectador.

Ato contínuo, o participante recebe um manual das REGRAS DE FUTEBOL para estudar e passa a ser acompanhado e estimulado semanalmente por instrutores capacitados no assunto, a se inteirar cada vez mais sobre o tema arbitragem.

Aos 14 e/ou 16 anos de idade inicia o curso de árbitros de futebol que em média tem duração de um ano. Formado, inicia sua trajetória como homem do apito nas categorias de base. Observado e submetido a inúmeras tarefas por instrutores de arbitragens, pedagogos, psicólogos, médicos, preparadores físicos o jovem apitador tem suas atividades monitoradas e recebe avaliações. 
    
Aqueles que são considerados promissores são lapidados tal qual uma safira e/ou diamante e, posteriormente, lançados nas competições de porte médio das suas federações - e assim sucessivamente até atingirem a faixa etária de 21 a 23 anos.

Um novo pente fino é realizado e os selecionados são enviados ao (CORE) Centro de Excelência de Formação de Árbitros da UEFA - onde são avaliados por profissionais de excelência e de lá saem como futuros apitos da elite europeia.

Após passarem pelo (CORE) e por diferentes competições nos Países de onde são egressos, aos 27 anos de idade são elevados ao quadro de arbitragem da Fifa. Exemplos: Filip Glova, 28 anos, (Fifa/Eslováquia), Glenn Nyberg, 28 anos, (Fifa/Suécia) e Pavel Orel, 28 anos, (Fifa/Rep. Tcheca).

Imaginem se o ministério do Esporte do Brasil tivesse uma política de esporte voltada aos nossos adolescentes, que nunca teve e não tem, e decidisse investir nesta área em conjunto com a CBF, as federações de futebol, as ligas amadoras e as prefeituras das médias e grandes cidades brasileiras, o que aconteceria?

Quantos adolescentes que se encontram sem eira e nem beira nas ruas, nos guetos das médias e grandes cidades do Brasil, seriam salvos da senda da criminalidade, deixariam de furtar, roubar, matar, traficar e tirar a vida de outros brasileiros como vemos no nosso cotidiano?

Quem sabe o ex-árbitro e hoje deputado federal Evandro Rogério Romam (PSD/PR), eleito sob a bandeira do esporte, opte por abraçar esta causa - já que foi eleito pelo Estado do Paraná e, por consequência, transforme o futebol brasileiro num celeiro de árbitros de futebol com referência mundial. E, por conseguinte, dê aos adolescentes brasileiros que vivem nas periferias das médias e grandes cidades, a oportunidade de não cometerem os atos infracionais acima nominados e não serem cooptados pelo crime organizado.

PS: O Curso de Formação de Árbitros de Futebol que será desenvolvido pela Liga de Futebol da cidade de Londrina (PR), na faixa etária de 15 a 45 anos, exige dos candidatos a conclusão do ensino médio. A aula inaugural será efetivada dia 28 deste mês, com 12 módulos. As inscrições podem ser realizadas na Rua Maranhão, 490 - Centro – Londrina/PR. Outras informações do aludido curso podem ser obtidas nos fones (43) 8435-2567 – 3325-4556 - com o professor Luiz Coelho.

PS (2): Deixo a sugestão para que a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF/CBF), a ANAF e a CA/CBF que é comandada pelo professor Sérgio Corrêa da Silva, se associem neste projeto de relevância social dando o suporte necessário para a sua confecção. Seria um gol de placa das referidas instituições com destaque mundial em pról da arbitragem brasileira.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário