domingo, 6 de março de 2016

Collina fala sobre as decisões do IFAB


Na entrevista que concedeu ao periódico Corriere Della Sera no sábado (5), logo após tomar conhecimento da concessão do (IFAB) em permitir a experiência do árbitro de vídeo como ferramenta auxiliar à arbitragem em lances que fujam do seu campo visual, o melhor árbitro de futebol de todos os tempos do planeta - Pierluigi Collina (foto), eleito seis vezes consecutivas o melhor da modalidade pela (IFFHS), deixa claro que a tecnologia em tela  é bem-vinda - mas precisa ser regulamentada e muito bem regulamentada, para não prejudicar o futebol que é um esporte totalmente diferente dos demais praticados no mundo.

Regulamentação que virá como anunciado pelo International Board e a FIFA nos próximos meses. Collina questiona na entrevista onde ficará postado o árbitro de vídeo; Em que momento ou em quais lances intervirá o árbitro de vídeo; Qual será o tempo de duração da intervenção quando necessária e quem tomará a decisão final sobre a legitimidade do lance; Ou seja, a decisão será do árbitro central do jogo ou do árbitro de vídeo? E se existir discordância a respeito do lance de quem será a decisão? E a principal pergunta que não foi discutida que dirá respondida: em quais competições será utilizado o árbitro de vídeo, já que as decisões da FIFA e do (IFAB) são universais?

A decisão do Board no sábado que passou sobre o tema árbitro de vídeo, foi apenas a autorização para que se faça a experiência. É o que consta na Ata da reunião e está reproduzido no site da FIFA e do (IFAB). Portanto, não há documento a parte além do que já se sabe e falar, discordar, nada mais é do que conjecturas.


PS: Duas personagens do futebol brasileiro e, por extensão, da América do Sul, devem ser reconhecidas e reverenciadas pelo magnífico trabalho desenvolvido e apresentado ao (IFAB) no que tange ao árbitro de vídeo. O presidente da CA/CBF Sérgio Corrêa da Silva e o Instrutor CBF/CONMEBOL/FIFA e membro do Painel Técnico Consultivo do Board, Manoel Serapião Filho. Ninguém mais. Ponto.   

PS (2): Veja no link a seguir o que querem a FIFA e o (IFAB) do árbitro de vídeo: http://quality.fifa.com/es/VAR/ 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário