sábado, 5 de março de 2016

IFAB autoriza testes do árbitro de vídeo, mas não em competições oficiais

     Others/FIFA.COM
As personagens que desenvolveram o futebol a partir do século 18 na Inglaterra, gradativamente tiveram a capacidade e a visão de detectar que com o desenvolvimento do esporte ao longo dos anos, aqueles que iriam praticá-lo no campo de jogo, os atletas, precisavam de normas que foram transformadas em REGRAS DE FUTEBOL, que, foram confeccionadas e aperfeiçoadas no decorrer dos tempos por gente de mente de altíssima capacitação psicológica e psíquica.


REGRAS DE FUTEBOL que foram criadas a partir de 1863 e após a fundação do (IFAB) em 1886, novas leis foram inseridas no contexto do futebol, visando normatizar o esporte no campo de jogo, mas com poucas modificações até o momento. E as modificações que ocorreram nas regras, só foram autorizadas após serem testadas com 100% de eficácia.


REGRAS DE FUTEBOL que dá poderes exclusivos ao árbitro - (Regra V) numa partida, para interpretar e aplicar em consonância com o preceituado no manual das regras ou a seu juízo interpretativo, os acontecimentos no campo de jogo assim que a bola rola na relva. 

Daí ser fácil entender a negativa do International Football Association Board (IFAB), na sua 130ª Reunião Geral Anual em Cardiff, País de Gales, neste sábado (5), de não implementar imediatamente o árbitro de vídeo em competições oficiais.

O Experimento do árbitro de vídeo deverá continuar sendo testado e gerido pela FIFA, sob a supervisão do Board nos próximos dois anos – além disso, uma universidade será contatada e acompanhará os testes e de acordo com os resultados, o árbitro de vídeo será ou não inserido no auxílio à arbitragem.

O IFAB vai se reunir com organizadores do projeto interessados e a  FIFA nas próximas semanas, a fim de definir uma agenda para os próximosdois anos. Isto incluirá uma fase de pré-teste com um experimento feito em um ambiente controlado "não será ao vivo", bem como treinamentos com árbitros, oficinas e preparação no local para experimentos a ser implementado em duas fases de testes em vários campeonatos e/ou ligas.

Os experimentos da fase de testes de dois serão modificados com base nos achados da fase de testes um. Maiores informações virão a partir do momento em que o calendário de testes estiver definido.

Também na agenda estava a chamada "punição tripla" com expulsão, pênalti e suspensão quando houver uma oportunidade clarividente de gol dentro da área penal (ou grande área). Após um longo debate, o (IFAB) aprovou por unanimidade uma nova redação para a Regra 12 - tal como apresentado pela UEFA e concordou que devem ser implementados globalmente testes por um período experimental de dois anos, seguido por uma revisão por parte da (IFAB).

O (IFAB) também concordou em permitir o teste da quarta substituição no tempo extra (prorrogação) - dentro de uma competição/liga(s). O objetivo será observar se há benefício do bem-estar do jogador, e se a quarta alteração trará benefícios às equipes e ao futebol.

Além dos três testes a serem realizados, outras mudanças já foram definidas na reunião e entrarão em vigor a partir do dia 1º de julho deste ano. A partir de agora, o árbitro poderá dar cartão amarelo ou expulsar qualquer atleta envolvido em uma briga antes do início da partida.  A bola poderá ser movida em qualquer direção no pontapé inicial e não necessariamente para frente. Jogadores poderão ser atendidos dentro de campo em caso de uma lesão, não precisando ser retirados de acordo com a decisão do árbitro.

PS: A próxima Assembleia Geral Anual do Board de nº 131, está programada para acontecer em Londres, no período de 4 a 6 Março de 2017.

PS (2): As REGRAS DE FUTEBOL como dito acima, sofreram raras alterações desde a sua criação. E, quando houve alguma modificação, elas foram testadas cientificamente nas categorias menores do futebol mundial, com o acompanhamento dos membros do (IFAB) “in loco” e com eficácia de 100%.   


PS (3): Segundo informações que recebi no início da tarde deste sábado (5), do jornalista que é meu amigo e participou da reunião do Board, a tendência é o (IFAB) e a FIFA juntarem os três principais projetos sobre o árbitro de vídeo e fundir num só. As entidades que apresentaram projeto a respeito do tema e foram aceitas pelo (IFAB), foram a CBF, os EUA e a (KNVB) Federação de Futebol da Holanda.   
 

Um comentário:

  1. Olá Valdir.

    Gostaria de sua explicação na mudança da regra 14.

    "Outra mudança diz respeito à cobrança de pênalti, de modo que ao chutar, se o jogador tenta enganar o goleiro, parando e iniciando a sua jogada, o direito de ter uma retomada será anulado."

    O texto não ficou claro! Pergunto, o cobrador do penal será trocado (assim entendi) ou a equipe perderá a oportunidade da nova cobrança ( acho injusto) ??

    Obrigado!!

    George Feitoza - AL

    ResponderExcluir