domingo, 10 de abril de 2016

IFAB reuniu-se com interessados no árbitro de vídeo

            Foto: FIFA.com


  • Em declaração ao site da (KNVB) Holanda, http://www.knvb.nl/nieuws/themas/arbitrage-20/17034/fifa-gaat-video-assistent-testen-knvb-wil-rol-spelen, o presidente da FIFA Gianni Infantino e o (IFAB) reconhecem como pioneiro o projeto do árbitro de vídeo desenvolvido pelos holandeses e classifica de trabalho de excelência.
  •  
  • A (KNVB) vem desenvolvendo há dois anos o treinamento do árbitro de vídeo com o seu quadro de arbitragem em partidas não oficiais. Além do treinamento com os árbitros, a (KNVB) também já tem a tecnologia definida nesse experimento. O sistema Hawk-Eye (olho de falcão), que, também é usado pela segunda temporada consecutiva, na Goal-Line Tecnology (GLT) ou tecnologia na linha do gol nas competições de futebol da Holanda.
  •  
  • Nos testes realizados pela (KNVB) até agora, o árbitro de vídeo interviu de três quatro vezes nas partidas e essa intervenção aconteceu entre nove a onze segundos após o lance.
  • Reunião em Londres
Na sexta-feira (8), o (IFAB) reuniu-se com as associações, confederações e federações de futebol, interessadas em realizar a experiência com o árbitro de vídeo. O objetivo da reunião foi o de ouvir as propostas factíveis dos interessados e traçar um paralelo a respeito do tema. E, por conseguinte, definir nos próximos meses como será o treinamento dos árbitros, a tecnologia que será utilizada e em que tipo de competição a experiência poderá ser implantada.
  • Experiência de dois anos
Diante da decisão do (IFAB) no último dia 5 de março de que, a experiência do árbitro de vídeo deverá ter a duração de dois anos para se saber quais são os benefícios que ele trará a otimização do futebol, nossa opinião é de que o experimento em tela, a exemplo de todos os experimentos até hoje autorizados pelo International Board, terá como destino as competições secundárias e nunca nas competições oficiais de futebol dos filiados da FIFA.
    
Diferença entre o bom e o mau sindicalista
A respeito dos questionamentos que recebi sobre o sindicalismo que se pratica na arbitragem no futebol brasileiro na atualidade, a resposta é simples: o bom sindicalista não fala em ética, pratica a ética. É 100% defensor das reivindicações da categoria que o elegeu e confiou à ele e demais diretores essa missão. O bom sindicalista não se deixa cooptar por cargos, prebendas, sinecuras, assessor e/ou delegado especial de arbitragem nas federações de futebol e na CBF. Numa linguagem simples: o bom sindicalista é aquele que não trabalha para o sistema, e, não “rasteja” rente ao pó tal qual uma áspide para obter privilégios. O resto é trololó.

Evolução confirmada
Talento, dom, vocação e equilíbrio foram as qualidades exibidas pelo árbitro Rodolpho Toski Marques, na condução da partida Atlético/PR 2 x 0 Londrina, no domingo que passou, na Arena da Baixada, na partida de volta pelas quartas de final do Campeonato Paranaense. Já Felipe Gomes da Silva, o árbitro de J. Malucelli 0 x 3 PSTC, após longa inatividade por problemas médicos retornou com ótima performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário