sexta-feira, 20 de maio de 2016

A centésima partida a gente nunca esquece

    Heber Roberto Lopes (FIFA/SC) ao centro, ladeado à esquerda  pelo capitão do Boca Juniors (Argentina) e a direita pelo capitão do Nacional (Uruguai) - foto: Juan Pablo Flores - Sitio do Club Nacional de Football

  • No paupérrimo e atrasado futebol paranaense, o árbitro Heber Roberto Lopes (foto/FIFA/SC), era maltratado e incompreendido principalmente, pela cartolagem do futebol da terra das araucárias. Um belo dia, cansado da pobreza de pensamento e das ações desse tipo de gente, Roberto Lopes decidiu mudar de ares.
  • Mudou-se de mala e cuia para Santa Catarina onde foi laborar na Federação Catarinense de Futebol, que, o recebeu de brações abertos e tornou-se o mais bem pago profissional na área do apito do futebol brasileiro.
  • Além de ser o maior salário do futebol pentacampeão, Heber Roberto Lopes, tornou-se recordista do Campeonato Brasileiro da CBF na direção de partidas da Série (A). No próximo domingo, quando trilar seu apito no estádio BARRADÃO/BA - no Vitória/BA x Corinthians/SP, o indigitado apito irá atingir a extraordinária marca de (310) confrontos.
  • É o apito do futebol brasileiro com o maior número de finais dos campeonatos regionais. Tem mais de (150) jogos na Copa do Brasil. Comandou em 2015, as finais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana da (CONEMBOL). Já ultrapassou a casa de três dezenas em Eliminatórias da FIFA.
  • E, na noite da quinta-feira (19/5), no lendário estádio da La Bombonera em Buenos Aires, diante de um público de (53.000 espectadores) e transmitido para 108 países pela TV, no prélio Boca Juniors (Argentina) 1 x 1 Nacional (Uruguai), pela Copa Libertadores da América, completou (100) partidas pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) – e, por conseguinte, o jogo da sua vida como homem do apito.
  • No próximo dia 28, Heber Roberto Lopes segue para o EUA – lá representará a arbitragem da CBF na Copa América Centenário, que, será realizada em território americano. Os cartolas, os atletas e ex-atletas, imprensa, torcedores de todo o universo, os mandatários da FIFA, e as seis associações filiadas a entidade que controla o futebol no planeta como:  Confederación Sudamericana de Fútbol, Confédération Africaine de Football, da Oceania Football Confederation, da The Confederation of North, Central America and Caribbean Association Football, Union des associations européennes de football – UEFA e da Asian Football Confederation, todos observarão em ação, o árbitro que o obsoleto e fraquíssimo futebol paranaense desprezou.

  • PS: Destaco nesta ascensão fantástica de Heber Roberto Lopes quatro aspectos. 1) O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto, que agiu como visionário e convidou o nominado apito para atuar em Santa Catarina. 2) A orientação, paciência, conhecimento, cursos, e apoio que lhe deu em todos os sentidos a Comissão de Arbitragem da CBF e seu principal dirigente, o impoluto e insuperável Sérgio Corrêa da Silva. 3) A inteligência de Heber Roberto Lopes que soube discernir no seu intelecto o que recebeu das pessoas que estavam ao seu redor e por isto atingiu na atualidade o status de melhor árbitro do futebol brasileiro e, por extensão, da América do Sul. 4) O apoio incondicional de todos os seus familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário