quinta-feira, 9 de junho de 2016

Notícias do apito

                                                        Foto: rtve.es


CBF “apequena” quadro de assessores e delegados
A exemplo dos anos anteriores, a CBF mantém nesta temporada a prática antiética e incompatível de designar sindicalistas vinculados a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) e/ou sindicatos, para exercerem a função de assessores e delegados de arbitragem no Campeonato Brasileiro e demais competições. Este tipo de comportamento da CBF agride os mais elementares princípios da ética e, por consequência, “APEQUENA” o quadro de assessores e delegados de arbitragem e impede que o relatório seja justo e equilibrado e, retarda sobremaneira a tão prometida melhora na qualidade das tomadas de decisões do árbitro no campo de jogo.  
 

Como nunca se viu
A arbitragem que vai laborar na Eurocopa de 2016 que inicia nesta sexta (10), na partida inaugural, França x Romênia, a principal competição do Velho Continente, irá exibir ao mundo do futebol algo que ainda não foi visto com a arbitragem. Em todos os jogos, a UEFA designará um árbitro central, dois assistentes, um quarto árbitro e dois árbitros assistentes adicionais, prática que a entidade já adota há vários anos nas suas competições. Além do sexteto de árbitros, a UEFA inovou nesta temporada. A principal novidade diz respeito a implementação do sistema Hawk-Eye (olho de falcão). Ou seja, a tecnologia na linha do gol. Será um teste à arbitragem como nunca se viu no futebol mundial - porque além dos doze olhos humanos teremos uma das principais ferramentas tecnológicas no auxílio os homens de preto.

Collina esteve “in loco”
A UEFA via seu comandante de arbitragem Pierluigi Collina e demais membros do Comitê de Árbitros da instituição, realizou palestras, exibiu vídeos com lances, discutiu as REGRAS DE FUTEBOL com os atletas, técnicos e dirigentes das (24) seleções que irão disputar a Eurocopa, bem como as novas alterações aprovadas pelo (The IFAB) no último dia 5 de março. O objetivo foi interagir com todos os envolvidos na competição e orientá-los de como a arbitragem irá proceder no campo de jogo.

Kassai no apito
O húngaro Viktor Kassai (foto), 41 anos, eleito o melhor árbitro de futebol do mundo em 2011 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), comanda a partida de abertura da Eurocopa nesta sexta (10/6), entre França x Romênia. Kassai apitou a final da Liga dos Campeões 2010/2011, envolvendo Barcelona x Manchester United.

Martins é candidato
Marco Antonio Martins atual presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), anuncia que será candidato a vereador na cidade de Florianópolis (SC) no próximo pleito. É um direito seu e de qualquer cidadão que esteja em dia com suas obrigações perante os órgãos competentes. Vereador tem área de atuação definida no seu município. Ponto. O que significa que se eleito, Martins não irá alterar em absolutamente nada, repito, nada, a situação da confraria do apito brasileiro.

Martins não equacionou os problemas da categoria
Há quatro reivindicações de relevância que interessam à categoria dos homens que manejam o apito e as bandeiras do futebol brasileiro, que não foram resolvidas até o momento pela administração de Marco Antonio Martins. A criação da Federação Brasileira dos Árbitros de Futebol, o direito de arena, o direito de imagem e os patrocínios explorados pela CBF nas mangas e nas costas da arbitragem que labora nas competições da CBF. Pelo tempo que está a frente da Anaf, acredito que o imbróglio das logomarcas na vestimenta dos árbitros já deveria ter sido dirimido. Aliás, a FOLHA DE SÃO PAULO desta quinta (9/6) diz que: “os contratos de patrocínios, inseridas as logomarcas da (SKY e SEMPTOSHIBA) são a maior fonte de financiamento da entidade. No ano passado, a CBF arrecadou R$ 359 milhões com os parceiros". Já a criação da federação, direito de arena e de imagem são questões complexas que demandam determinação, conhecimento jurídico e densidade política no Congresso Nacional perante os caciques da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Deficiências expostas pela atual administração da Anaf.

O mérito de Martins
A única conquista da Anaf sob a direção de Martins foi o reconhecimento da atividade do árbitro do futebol pentacampeão como profissional em outubro de 2013. A partir de então, um processo de letargia tomou conta dos sindicalistas e não se avançou um milésimo em benefício dos homens do apito e das bandeiras. Muito embora, tenham sido realizadas várias reuniões de trabalho e congressos da Anaf em diferentes partes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário