terça-feira, 14 de junho de 2016

Serapião e Sérgio Corrêa têm razão

    Da esquerda para à direita, Manoel Serapião, Sérgio Corrêa, Alberto Helder (Portugal) e Luiz Cunha Martins

O lance que originou o gol de empate do Fluminense contra o Grêmio de Porto Alegre, no sábado em Volta Redonda, consignado pelo atleta Marcos Júnior do Tricolor das Laranjeiras, teve a participação direta da sua mão.

Para concluir a jogada e marcar o gol que eliminou a Seleção Brasileira da Copa América Centenário EUA, o atacante peruano Ruidíaz, também contou com a ajuda da mão. Em ambos os fatos, o campo visual do árbitro e do assistente envolvidos nos lances mencionados não captaram as irregularidades.

Foram dois lances em menos de 24 horas. Dois lances em que a arbitragem demonstrou de maneira clarividente, que, o olho humano, dada a velocidade empregada atualmente no futebol não possui a capacitação necessária de ver e dirimir se foi intencional ou não as jogadas aqui nominadas - e, outras de maior ou menor complexidade, que, acontecem todos os dias em diversificados locais deste planeta onde se pratica o esporte das multidões, o futebol.

Destaque-se que os erros dos homens de preto ocorreram em diferentes competições, em Continentes díspares e com arbitragem de culturas, usos e costumes totalmente opostos.

Diante do exposto, urge apurar a implementação dos testes do árbitro de vídeo (AV). Aprovado os testes pelo (The IFAB), ato contínuo, a sua consequente implantação em caráter imediato irá propiciar à confraria do apito em âmbito universal, tomar decisões no campo de jogo em consonância com o espírito das REGRAS DE FUTEBOL.

PS (1): Aqui neste espaço afirmei o que está no site do (The IFAB) de que a (KNVB) da Holanda é a precursora no experimento do árbitro de vídeo. Porém, diante dos fatos acima mencionados, não posso me omitir e não nominar por questão de JUSTIÇA, dois dirigentes da arbitragem brasileira no que concerne ao (AV). Manoel Serapião Filho, membro do Painel Consultivo do (The IFAB) e Sérgio Corrêa da Silva, diretor do Comitê de Arbitragem da CBF, que foram as duas vozes em todo o planeta nas reuniões que participaram recentemente com membros do (The IFAB), que pleitearam a experiência imediata do (AV). 

PS (2): a CBF anunciou nesta tarde de quarta-feira (15), que, após receber o aval do (IFAB), a entidade realizou os primeiros testes com o árbitro de vídeo (AV) Offline com sucesso absoluto. Foram realizados (13) experimentos sobre o (AV) em diferentes localidades do território brasileiro.

PS (3): É regular e em alguns casos meia-boca, o nível da qualidade da arbitragem da Copa América Centenário (EUA) na sua primeira fase. Não sei quem foram os selecionadores dos homens de preto - espera-se que na segunda fase ocorra melhora considerável nas tomadas de decisões da confraria do apito, que labora naquela competição. Mark Geiger (FIFA/EUA) e Heber Roberto Lopes (FIFA/BRASIL) foram as exceções até o momento. 

PS (4): O melhor árbitro da América do Sul na atualidade, Heber Roberto Lopes (foto/FIFA/SC), comandará no sábado (18/6), no Levi's Stadium, México x Chile, pela quartas de final da Copa América Centenário dos EUA. O confronto em tela será efetivado em Santa Clara (Califórnia). Nunca é demais lembrar que o indigitado árbitro esteve um dia no futebol paranaense. Porém, num determinado momento, cansado da pobreza de espírito vigente nos dirigentes da terra das araucárias, o indigitado apito mudou-se para a Federação Catarinense de Futebol. Lá tornou-se o mais bem pago árbitro do futebol brasileiro e um dos melhores do Continente Sul-Americano. 
Foto de Heber Roberto Lopes - Torcedores.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário