quarta-feira, 20 de julho de 2016

Conmebol anuncia (AAA) na decisão da Libertadores

    O ex-árbitro Alicio Pena Júnior ao centro é o diretor-presidente da ENAF/CBF -foto: Divulgação

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou duas novidades para a decisão da Copa Libertadores da América de 2016, que que inicia nesta quarta-feira (20), em Quito (Equador), entre Independiente Del Vale (Equador) x Atlético Nacional (Colômbia).  
Além do quarteto de arbitragem e sua indumentária exibida no site da entidade, a Conmebol designou pela primeira vez nas suas competições, não lembro de ter visto antes  - os (AAA) árbitros assistentes adicionais nesta decisão, que, de acordo com o (IFAB), devem  auxiliar o árbitro central a dirigir o jogo de com acordo com as regras, porém sempre cabendo ao árbitro (central) tomar a decisão definitiva. As atribuições dos (AAA) estão elencadas nas páginas (120 a 122) do manual de Regras de Futebol.


Coordenador Geral - foto (AAA): Premier League
O árbitro Marcelo de Lima Henrique, que é membro da Marinha do Brasil, foi designado pelo (COB) Comitê Olímpico Brasileiro, para coordenar o staff da arbitragem do futebol de campo das Olimpíadas, que será efetivada no Rio de Janeiro. Lima Henrique será o responsável pela logística desde o transporte, policiamento, condições do campo de jogo, vestiários etc..., aos  apitos e bandeiras que irão laborar no evento que reúne todos os Continentes do planeta terra.

40 segundos
Reunidos em Nova Jersey nos EUA , membros da FIFA, IFAB e da MLS  (Major League Soccer), discutem as diferentes situações envolvendo o (AV) árbitro de vídeo desde a terça-feira 19. Dentre os diferentes temas que são objeto de discussão do aludido  seminário, está o tempo que o (AV) e o árbitro central terão para tomar a decisão quando existir dúvidas a respeito de um lance. A (KNVB) Holanda desenvolveu um estudo que oscila entre 30  segundos e 52 segundos. A MLS segundo informações que recebi nos testes que realizou na categoria Sub-18, aponta que o hiato entre o momento que o (AV) entra em ação e a decisão do árbitro da partida ficou em 40 segundos e um minuto.

Definição de novos Workshops
Outro fato que é alvo de entendimento entre os participantes do seminário nos EUA, diz respeito ao País que irá sediar o próximo evento sobre o (AV) - já que Alemanha, Austrália, Brasil e Portugal, receberam autorização do IFAB e da FIFA para realizarem os testes em [offline).

Por que parou? Parou, por quê?
Me questionam sobre o silêncio das críticas que fazia de maneira contundente a respeito do comportamento omisso e conivente das entidades de classe que “representam” a confraria do apito brasileiro. Respondo: Dei um tempo porque, a omissão, a conivência, a cumplicidade e a pusilanimidade da categoria dos homens que manejam o apito e as bandeiras, com o [modus operandi] das associações e sindicatos é simplesmente “vergonhosa”. Ninguém está interessado em melhorias à classe e tampouco há interesse dos membros desta classe em buscar novos horizontes. O principal projeto dos juízes e bandeirinhas sempre foi, é e será brigar por escalas e viajar de avião. Aliás, o sindicalismo que se pratica na atualidade na arbitragem brasileira é fraquíssimo.

Faltam instrutores de excelência
A respeito dos cursos de formação de árbitros que são realizados todos os anos pelas federações de futebol, e cujos resultados não teem atingido o objetivo de formar árbitros (apitos) de excelência a resposta é simples. O futebol brasileiro entrou em decadência em vários setores e um deles é a dos professores de arbitragem. Há excesso de gente com curso superior e muita teoria sobre o tema. A maioria dos instrutores envolvidos na formação dos novos árbitros, não possuem domínio prático sobre o assunto para poder transmitir com segurança os ensinamentos que os alunos precisam saber.

Faltam instrutores de excelência (2)
Na última década, foram raras as federações de futebol que conseguiram formar apitos top de linha. A (FPF) Federação Paranaense de Futebol, por exemplo, vem realizando seguidos cursos de formação de novos árbitros e está com o mesmo diretor desde 2006 no comando do setor da arbitragem – porém, a entidade paranaense não conseguiu revelar um árbitro (apito) em condições de atingir o quadro da FIFA até este momento.

O derradeiro foi Toski Marques
Tanto é verdade que o último árbitro (apito) formado pela (FPF) com possibilidades de atingir o estrelato da FIFA, foi Rodolpho Toski Marques, em 2005 - seu professor foi Nelson Orlando Lehmhkul. Marques foi promovido este ano ao quadro de Asp/FIFA, e desponta como a única alternativa do futebol paranaense a curto e médio prazo para alcançar o quadro internacional da entidade que controla o futebol no planeta.

Seminário no Equador
Ressalto que Rodolpho Toski Marques neste final de semana, apita Vitória x Santos, pela Série (A) do Campeonato Brasileiro – o indigitado árbitro acaba de chegar de Quito (Equador) - onde durante dez dias participou do seminário para árbitros e assistentes promissores da FIFA/CONMEBOL. Sua indicação foi feita pela CA/CBF e a (ENAF) Escola Nacional de Arbitragem de Futebol. Aliás, lembro ao árbitro em tela que, há dois segmentos da arbitragem brasileira dos quais ele tem recebido todo o apoio para desenvolver sua trajetória na arbitragem. A Comissão de Árbitros da CBF e a ENAF, que possuem estrutura em todos os aspectos similar ao Comitê de Arbitragem da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário