segunda-feira, 4 de julho de 2016

Pingue pongue com Heber Roberto Lopes

                                                           Foto: Arbitro Internacional

Assim que retornou ao Brasil, o melhor árbitro de futebol da América do Sul na atualidade, Heber Roberto Lopes (FIFA/SC), telefonou à este colunista vociferando alegria e satisfação por estar novamente na sua pátria amada e, por conseguinte, reiterou sua amizade e apreço pelos comentários e seu comprometimento com arbitragens de excelência em prol do futebol brasileiro.


A seguir travamos um belo colóquio verbal sobre a sua participação na Copa América Centenário dos EUA, e dos seus compatriotas Bruno Boschilia e Kleber Lucio Gil, e outros temas inerentes à arbitragem. Confira abaixo o bate papo.
   
Como foi o Workshop que antecedeu o início da Copa América?  (testes teóricos, físicos, etc...)

Heber Roberto Lopes - Foi uma semana com prática física pela manha e a tarde debates, videos, videos testes nos idiomas (inglês e espanhol) e trivias. No comando o membro da Conmebol e diretor de árbitros da Copa América Centenário dos EUA, o ex-árbitro Wilson Luiz Seneme e equipe composta pelos instrutores e membros da FIFA: Jorge Larrionda, Oscar Ruiz, Dr. Carlos Alarcon e Edgardo Codezal. Na parte física, os instrutores foram Alan Morgan (Jamaica), Silvio Aguinaga (Paraguai), Christian Rosen (Argentina) e Erick Grui (Cuba).

Em relação ao modus operandi da arbitragem da Concacaf,  qual é a sua análise no que diz respeito a arbitragem Sul-Americana?

Heber - Nossa arbitragem permite mais contato físico - e na parte de controle de jogo tem uma leitura mais preventiva do futebol sul-americano - e também sabemos das situações possíveis que só ocorrem em nosso continente.

Qual foi o idioma utilizado nas partidas que dirigiu? O Inglês, Espanhol ou Castelhano?

Heber - Espanhol

Em função das alterações autorizadas pelo IFAB no último dia 5 de março, que tipo de orientação o Staff da arbitragem da FIFA repassou aos árbitros da Copa América?

Heber - Debatemos todas as alterações do texto da regra já com o novo livro 2016/2017, por isso o curso durou sete dias.

Qual foi sua reação ao saber que era o árbitro da final e como se sentiu ao terminar Argentina x Chile?

Heber - Nosso trio foi trabalhando dia a dia, treino a treino e a cada escala, encaramos como o ultimo prato de refeição -  sabíamos que tínhamos grandes árbitros disputando os mesmos objetivos. A reação foi de que tudo que fizemos foi correto e efetivo. Me senti realizado e com muita gratidão a {DEUS],  a CBF, a Federação Catarinense de Futebol e meus companheiros. Depois foi voltar para os braços dos meus familiares que são simplesmente o alicerce da minha vida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário