segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Falta um sindicato

A exemplo do que fizemos em fevereiro do ano em curso, quando realizamos  pesquisa perante o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais, órgão vinculado ao ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, a respeito de quantos sindicatos de arbitragem existiam e qual era a situação de cada entidade, tornamos a fazer o mesmo procedimento este mês de setembro.
Na pesquisa passada eram três sindicatos – Paraná, R. G. do Sul e São Paulo que possuíam o Certificado de Registro Sindical (Carta Sindical) e cujas situações estavam rigorosamente em dia.
Lembro que os aludidos sindicatos já eram detentores da Carta Sindical, antes da atividade do árbitro de futebol no Brasil ser reconhecida como profissional em outubro, através do Decreto Lei Nº 12.867/2013. Há poucos meses, o estado do Ceará conseguiu regularizar a documentação e passa a ser o quarto sindicato de arbitragem de futebol do país a ter a carta.
Na nova pesquisa, a situação que nos foi repassada sobre o pedido de expedição da Carta Sindical, ficou assim: Amazonas, o processo foi cancelado. Bahia, o processo foi cancelado. Alagoas, o processo foi cancelado. Brasília, o processo está em andamento. Goiás, o processo carece de atualização. Paraíba, o processo foi cancelado. Roraima, o processo foi cancelado. Santa Catarina, o processo foi cancelado. Mato Grosso (Cuiabá), precisa de atualização e Minas Gerais, também necessita de atualização.
Diante do exposto, como a legislação vigente no Brasil  exige cinco sindicatos para se criar uma Federação Trabalhista, basta aos sindicalista da arbitragem brasileira ter um mínimo de vontade e interpretar corretamente a Portaria do (MTE) Nº 326 de 1º de março de 2013, que regulamenta a constituição dos sindicatos, que estará criado o quinto sindicato no que tange à arbitragem. E, por extensão, incontinenti, providenciar a documentação necessária para a criação da Federação Brasileira dos Árbitros de Futebol.
Resta saber, se as vozes do atraso e do continuísmo que gravitam no seio dos homens de preto do futebol pentacampeão, estão interessados na Federação ou irão agir como Judas, traindo a categoria que maneja os apitos e bandeiras no retângulo verde.
PS: O Sindicato dos Árbitros de Futebol do Rio G. do Sul (Safergs), convocou os apitos e bandeiras da Renaf gaúcha, para uma reunião em Porto Alegre, com a diretoria da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), na última sexta-feira (9/9). Vinte e cinco árbitros tem o Rio G. do Sul na Renaf. Você que está lendo este articulado está sentado? Apenas sete compareceram. Com a palavra, o presidente Carlos Castro do Safergs e a diretoria da Anaf.




  
  
       
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário