quinta-feira, 27 de outubro de 2016

ANAF EM AÇÃO: ATOS EM DEFESA DA ARBITRAGEM



A ANAF está atenta aos últimos acontecimentos envolvendo a arbitragem e não se omitirá na defesa intransigente da categoria. Ações estão sendo tomadas no sentido de proteger a arbitragem e acionar no âmbito do STJD, via departamento jurídico, todos os casos de ofensas, tentativas de intimidação e pressão.

 Marco Antonio Martins voltou, e promete medidas em defesa da arbitragem

AÇÕES JÁ REALIZADAS OU QUE SERÃO TOMADAS PELA ANAF EM DEFESA DA ARBITRAGEM: 
1 – Notícia infração – No dia 27 de outubro, o diretor jurídico da ANAF, Wagner Rosa, protocolou no STJD uma notícia infração disciplinar desportiva de 27 páginas, sobre as condutas de dirigentes, treinador e atletas. A ANAF, que representa os árbitros, entende que as condutas perpetradas foram contrárias a DISCIPLINA e a ÉTICA DESPORTIVA, deixando claro, que os árbitros são idôneos e não tem a intenção de favorecer ou até mesmo a prejudicar qualquer agremiação na disputa do referido certame, houve acusação, ofensa, desrespeito e insinuação infundadas, que afrontam sobremaneira os artigos do CBJD. LEIA AQUI
2 – Jogos na TV – Acompanhamento de todos o jogos do Brasileiro por parte do Departamento Jurídico da ANAF para se fazer cumprir o Art. 30 da Lei 10.671, que árbitros devem estar livres de pressão. A ANAF fará novas denúncias de qualquer atleta/dirigente que faça declarações contra a arbitragem.
3 – Monitoramento da mídia – Através da assessoria de imprensa, a ANAF instalou um sistema de alerta das notícias publicadas nos sites, para monitorar eventuais manifestações desabonadoras contra a arbitragem e acionamento imediato do Departamento Jurídico.
4 – Audiência Pública em Brasília – O vice-presidente da ANAF da região Nordeste e presidente do Sindicato dos árbitros da Bahia, Arilson Bispo da Anunciação representou a ANAF na audiência pública da Comissão de Juristas responsáveis pela elaboração de anteprojeto de lei geral do desporto, realizada no dia 25 de outubro, no Senado Federal. O representante da ANAF defendeu a independência da arbitragem em relação a CBF e federações, o fim do sorteio e a efetivação da profissionalização que só existe na lei. Tais propostas foram formalizadas junto a comissão mista de esportes do Congresso. A ANAF espera que as propostas da categoria sejam implantadas de fato, com o apoio dos parlamentares.
5 – Audiência MP do Trabalho – Audiência no ministério público do Trabalho no dia 07/11/2016 no Rio de Janeiro, com toda a diretoria da ANAF e entidades estaduais.
6- Reunião CBF – Solicitação de reunião com a direção da CBF e da CA-CBF para tratar dos rumos da arbitragem brasileira.
7- Audiência STJD – Solicitação de audiência com o presidente do STJD, Dr. Ronaldo Piacentin, para discutir medida para punir com rigor manifestações que desabonem a conduta da arbitragem.

PS: Publico a matéria em tela, primeiro porque este colunista nunca pensou que apenas o que escrevemos é a verdade absoluta - há outras vertentes - e não abrir espaço para o contraditório, é algo autoritário que não se coaduna com a nossa maneira de ser. E terceiro e mais importante: sempre estive e estarei a serviço das causas do interesse da arbitragem brasileira, mas isto não me impdedirá de expor meus pontos de vista. 
 
PS (2): A matéria em tela me foi enviada pelo secretário de comunicação da Anaf, o jornalista Julio Cancellier, de quem sou amigo e nutro profundo respeito pelo profissional e pelo ser humano que é. 

PS (3): No intuíto de informar adequadamente o leitor, informo que no que tange aos árbitros de futebol, há apenas quatro sindicatos que são detentores da denominada (CARTA SINDICAL) - documento expedido pelo ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São eles: CEARÁ, PARANÁ, RIO GRANDE DO SUL e SÃO PAULO, instituiçõs que estão com a documentação em conformidade como o (MTE). Os demais não são sindicatos, e sim associações de árbitros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário