domingo, 30 de outubro de 2016

CBF planeja lançar projeto para otimizar a arbitragem

                                                                      Crédito: CBF


Em entrevista ao periódico O ESTADO DE SÃO PAULO - clique no link a seguir e leia a matéria completa - http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,projeto-preve-banir-os-maus-arbitros-ja-em-2017,10000084895 - da sexta-feira (28), o dirigente da comissão de arbitragem da CBF, Marcos Marinho, anunciou que a entidade está desenvolvendo estudos no sentido de melhorar a qualidade dos apitos e bandeiras do futebol brasileiro.
  
Na sua assertiva, Marinho identifica e fala da avalanche de erros que teem sido perpetrados pelos homens de preto do futebol pentacampeão que, laboram nas competições da CBF - porém, deixou sem resposta como será será efetivado o nominado projeto. Entendo que o projeto pode acontecer, mas, terão que ser suplantados alguns obstáculos que elenco a seguir.

1) Será que a direção da CBF almeja investir e qualificar o árbitro do futebol brasileiro? 2) A CBF dará apoio incondicional a Marinho e congêneres, para realizarem as transformações necessárias no quadro da Renaf? 3) A CBF irá convocar os presidentes das federações de futebol, de onde os árbitros e assistentes são egressos, e solicitará dessas entidades investimento financeiro na formação e nos cursos de capacitação à arbitragem? 4) A CBF está disposta a oferecer parcerias e propor mudanças profundas na composição das comissões de árbitros e na escola de formação, cujo símbolo característico é o continuísmo e o anacronismo? 5) A CBF irá disponibilizar instrutores às federações para formar professores de alto nível, já que a maioria não tem, visando a formação, orientação, requalificação dos futuros apitos e dos atuais? 6) A CBF tem intenção em dar um ultimato as indicações políticas ao quadro Renaf? 7) A CBF e as federações, terão independência pra vetar que dirigentes de associações e sindicatos de arbitragem continuem exercendo cargos e obtendo prebendas e sinecuras nessas instituições?

PS (1): Se as medidas aqui mencionadas se concretizarem, acredito numa metamorfose nas tomadas de decisões da confraria do apito brasileiro no campo de jogo. E, dependendo das pessoas que irão desenvolver o projeto, possamos ter no futuro uma arbitragem com níveis de excelência. Caso contrário, será mais um trololó para amenizar as insurreições dos cartolas, atletas, imprensa e torcedores do nosso futebol. 

PS (2): Após um longo silêncio, armada de tacape e borduna, tal qual uma tribo indígena quando vai à guerra, a Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), anunciou na sexta-feira (28), uma série de medidas na Justiça Comum e no (STJD), contra àqueles que teem vociferado impropérios verbais contra seus filiados. Pelo andar da carruagem, a Anaf só tem um diretor: Marco Antonio Martins, que é o “CARA”.

PS (3): No intuito de dar credibilidade as reivindicações da categoria dos homens que manejam o apito e as bandeiras, a Anaf deveria vir a público e esclarecer que: “No que tange a arbitragem, há quatro sindicatos que são detentores da [CARTA SINDICAL) – CEARÁ, PARANÁ, RIO. G do SUL e SÃO PAULO. Os demais estados não conseguiram preencher os requisitos exigidos pelo ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - e,portanto, não podem ser denominados de sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário