quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Reunião do IFAB em Londres

    Massimo Busacca à esquerda, de paletó e gravata participou da reunião do IFAB nesta quinta em Londres - Foto: The IFAB
Nas dependências do Estádio de Wembley, em Londres (Inglaterra), nesta quinta, (3/11), foi realizada a Reunião de Trabalho Anual do The International Football Association Board (IFAB), com a presença de todos os membros do IFAB e do diretor de arbitragem da FIFA Massimo Busacca.
Presidiu a reunião em tela, o diretor Executivo da Federação Inglesa de Futebol, Martin Glenn, que fez uma menção honrosa ao único orgão do futebol, que tem poderes para autorizar experiências ou mudanças nas REGRAS DO JOGO, o (IFAB).
O tema principal da reunião, foi os experimentos que estão sendo realizados em diferentes países, a respeito do árbitro de vídeo (AV). Tecnologia que está sendo testada como ferramenta auxiliar à arbitragem, no intuíto de dirimir determinados lances que fujam do campo visual da arbitragem. Experiência que representa o maior avanço na história dos 131 anos de existência do Board.
Os testes com o (AV) estão sendo efetivados na Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, EUA, França, Itália, México, Holanda, Portugal, Qatar, República Checa, no campo de treinamento da FIFA em Zurique (Suíça) - local onde a FIFA exibe aos visitantes, como irá funcionar o (AV) via o sistema Hawk-Eye y ChyronHego, o que significa que o experimento está sendo testado em aproximadamente quinze competições diferentes.
Na reunião desta quinta, o (IFAB), disponibilizou e exibiu informações detalhadas acerca dos testes do (AV), em específico, os que estão sendo feitos nos EUA e os realizados recentemente no amistoso internacional, entre Itália x França e nas competições da KNVB (Holanda). O Board reiterou nesta reunião, que o (AV), só interfirirá em situações pontuais que possam prejudicar o espetáculo de futebol.
Discutiu-se também, algumas propostas que sugerem modificações nas REGRAS DO JOGO, para 2017, e serão objeto de análise dos membros do (IFAB). Propostas que serão debatidas na Reunião Geral Anual de Trabalho do (IFAB), em março do ano que vem em Londres.
Um tema que tem provocado inúmeras controvérsias junto a comunidade do futebol, também foi objeto de discussão nesta reunião.  Bola na mão ou mão na bola? Os membros do (IFAB),  estão analisando vários lances desta natureza que, são enviados para análise, e pretende na próxima reunião da instituição emitir um parecer definitivo sobre o assunto. 
Discutiu-se ainda, os testes da expulsão temporária que está sendo utilizados em competições amadoras da UEFA e a quarta substituição nas partidas que exigirem a prorrogação para se conhecer o vencedor. Os aludidos testes estão sendo desenvolvidos em competições diferentes e receberam proposiçãio de sua implementação em determinadas competições a partir do próximo ano.

Post scriptum: "Aos que reiteraram o porquê de este colunista não ter se manifestado sobre o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Rio G. do Sul (SAFERGS), reitero: “O (SAFERGS) teve dois próceres como presidente, que, ultrapassaram as fronteiras do Rio Grande, exibindo liderança e trabalho expressivo em prol da arbitragem gaúcha: Carlos Eugênio Simon e Ciro Camargo". Ponto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário