sábado, 17 de dezembro de 2016

Estamos em testes com o AV, diz Gianni Infantino

                                
Presidente da FIFA Gianni Infantino, o segundo da direita para a esquerda em recente reunião com os membros do (The IFAB) - Crédito: FIFA.com


[Presidente da Fifa defende árbitros com uso de vídeo apesar de polêmicas]

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse neste sábado (17) que espera ver o sistema de arbitragem com vídeo implementado para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, apesar das polêmicas nos testes realizados durante o Mundial de Clubes.

"Estamos em fase de testes e o sistema ainda precisa ser aperfeiçoado", afirmou o dirigente em entrevista coletiva na véspera da final do Mundial, entre Real Madrid e Kashima Antlers. 

"Ainda é cedo para saber quando vamos poder implementar de fato esse sistema, mas espero que os resultados dos testes sejam positivos, para que entre em vigor na próxima Copa do Mundo", completou. 

Na quinta-feira (15), a controvérsia afetou Cristiano Ronaldo na vitória na semifinal contra o América do México por dois a zero.

Seu gol marcado nos acréscimos da etapa final foi anulado um minuto depois por um suposto impedimento, antes de ser confirmado definitivamente como legal, depois de muita confusão e incompreensão dos jogadores e do público. 

Infantino disse que houve "um problema de comunicação", principalmente por causa da demora entre o momento do lance e a interrupção do jogo pelo árbitro para ver o replay. 

No caso do gol de Cristiano Ronaldo, o América já tinha feito a reposição de jogo e a bola estava rolando. "Se levar apenas alguns segundos para tomar a decisão pode ser benéfico, porque será a decisão certa", afirmou o dirigente. 

"O juiz ouviu no ponto eletrônico a conversa entre os assistentes de vídeo, que estavam conferindo se havia ou não impedimento, e achou que eles estavam falando com ele", disse Massimo Busacca, diretor de arbitragem da Fifa

Na verdade, falta definir quando o recurso pode ser acionado, e por quem deve ser acionado. No futebol americano, por exemplo, os árbitros de campo ou os técnicos de ambas as equipes pedem para rever a jogada em determinadas situações, pré-estabelecidas por regras muito claras. Leia a matéria completa no link - http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2016/12/1842524-presidente-da-fifa-defende-arbitros-com-uso-de-video-apesar-de-polemicas.shtml

PS: Quem leu a nossa coluna de sexta-feira, 16/11, com o título:  (ÁRBITRO DE VÍDEO ESTÁ EM TESTE) – ao ler a matéria acima, entenderá que o experimento sobre o (AV) terá continuidade e seguirá rigorosamente o PROTOCOLO estabelecido pelo The IFAB - e sofrerá os ajustes  necessários, que serão definidos pela FIFA e o The IFAB. Por isto foi estabelecido no PROTOCOLO o prazo de dois anos para os testes. PONTO. O resto é trololó.  

PS (2): a Revista VEJA desta semana na pág. (98), faz uma análise sobre os testes desenvolvidos pelo FIFA e The IFAB, sobre o ÁRBITRO DE VÍDEO e traz uma notícia preocupante à confraria do apito em todo o planeta. Pesquisa da universidade de Oxford (Inglaterra), aponta que o homem de preto é a 12ª profissão a desaparecer numa lista de setecentos e duas profissões nos próximos vinte anos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário