terça-feira, 13 de dezembro de 2016

PREVALECEU A LÓGICA

                                                         Crédito: FIFA.com


De acordo com Aristóteles, a lógica tem como objeto de estudo o pensamento, assim como as leis e regras que o controlam, para que esse pensamento seja correto. Para o filósofo grego, os elementos constituintes da lógica são o conceito, juízo e raciocínio. As leis da lógica correspondem às ligações e relações que existem entre esses elementos.

Foi ancorado no introito acima que entendi a láurea concedida pela CBF, na noite da segunda que passou (12), a Raphael Claus (FIFA/SP), como o melhor árbitro do futebol brasileiro desta temporada, no que concerne ao mais importante torneio da CBF, o Campeonato Brasileiro de Futebol.
Lembro que no último dia 20 de novembro, aqui neste espaço, sob a epígrafe O MELHOR TRIO DO BRASILEIRO 2016, nominamos Claus como o melhor apito e concomitantemente, os assistentes Alessandro Rocha de Matos (FIFA/BA) e Rafael da Silva Alves (ASP/FIFA/RS).

O índice de acertos nas tomadas de decisões da trempe em tela, atingiu 91,4%. Numa competição longa como é o Brasileiro e suas intrínsecas peculiaridades, atingir tamanha porcentagem, significa que o prêmio foi MERITÓRIO.
 
A nova relação da FIFA
Como é de praxe, a cada início de janeiro, a FIFA via seu Comitê de Árbitros renova seu quadro de arbitragem. No que diz respeito ao futebol brasileiro, há várias especulações de nomes que devem deixar o quadro da entidade e outras tantas conjecturas de quem serão os substitutos. O que se sabe de concreto é que a lista com os nomes que farão parte do quadro a partir de 2017, foi enviada pela CBF à FIFA, há mais de sessenta dias. Listagem que segundo a própria FIFA anunciou no seu site, estará disponível no crepúsculo de 2016 ou no limiar de janeiro de 2017.

PS: Se a FIFA mantiver a postura de promover árbitros jovens com potencial promissor (leia-se, com perspectivas de participar de um Mundial), acredito que a relação no que tange ao futebol brasileiro, terá no mínimo três novos apitos na listagem de 2017.

PS (2): Em vídeo no site da FIFA desta terça (13), o diretor do departamento de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca e o Diretor do Painel Técnico Consultivo do (The IFAB), o inglês David Elleray (foto), compartilham e analisam os testes realizados nos treinamentos com a arbitragem sobre o Árbitro de Vídeo (antes) do início do Mundial de Clubes da FIFA, no Japão. E, por extensão, ambos falam que até o momento não houve nenhum equívoco da arbitragem que exigisse a participação do Árbitro de Vídeo (AV).

PS (3): Para Busacca, os testes do (AV) no Mundial de Clubes devem balizar o (The IFAB) se mantém o protocolo definido em 5 de março deste ano sobre os testes do (AV), ou se após a competição da terra do Sol Nascente, haverá uma reformulação do aludido protocolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário