terça-feira, 12 de setembro de 2017

ARBITRAGEM: TEORIA ESTÁ SUPLANTANDO A PRÁTICA


Observando as tomadas de decisões da arbitragem no Campeonato Brasileiro desta temporada, me veio a mente que há excesso de teoria no intelecto da confraria do apito, que, labora nas competições da CBF, sobretudo, na Série (A). Teoria que está suplantando a prática e conduzindo as arbitragens para o “beleléu”.

Tive a convicção ao ver um dos melhores apitos do nosso futebol, Anderson Daronco (FIFA/RS), desenvolver uma sistema de arbitragem em completo descompasso da praticidade (inseguro) - em alguns momentos do clássico Atlético/PR x Coritiba/PR, no domingo (10/9).
 
O excesso de teoria pelo andar da carruagem, está provocando uma ingente amnésia na cabeça da confraria dos homens de preto do futebol brasileiro. Amnésia que fez com que apitos e bandeiras se olvidassem de que, o sucesso de uma boa arbitragem está vinculado a 70% de prática - (treinamento no campo de jogo, através de situações reais que acontecem numa partida – acoplado ao trabalho em equipe que é prática e não teoria). 
 
Embora seja um esporte totalmente diferenciado do futebol - a Fórmula (1) dá um exemplo entre a teoria e a prática. Em recente documentário que vi na Tv, cada integrante treina 85% de prática ao longo da semana de maneira individual e coletiva. O resultado é um show de competência no abastecimento, troca de pneus e de alguma peça e/ou equipamento no carro ou do piloto quando necessário. 
 
Os 30% restantes de uma arbitragem considerada de boa qualidade, virão através da concentração total no jogo do quarteto e/ou sexteto de arbitragem – do conhecimento das regras e a devida interpretação e aplicação – da ótima preparação física, que irá proporcionar ao árbitro deslocar-se dentro das quatro linhas e obter o melhor ângulo de visão das jogadas. O mesmo vale aos assistentes que atuam fora do campo, a margem da linha lateral. E, por derradeiro, do equilíbrio diante das nuances que ocorrem num prelio de futebol. 
 
É óbvio que o árbitro na direção de um prelio tem diferentes atribuições e frações de segundos para: Observar, constatar e decidir se houve ou não infração as REGRAS DE FUTEBOL – e incontinenti, interpretá-las e aplicá-las de acordo com o preceituado no manual do (The IFAB). Agora, que a teoria está se sobrepondo a prática nas tomadas de decisões da arbitragem no atual Brasileirão, não resta a menor dúvida.

PS: O curso provido pela CONMEBOL em conjunto com a CBF à arbitragem da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (SENAF/CBF), em Águas de Lindóia (SP), na semana passada, não abordou a questão do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV) - ferramenta autorizada para experimento pelo (The IFAB), desde março de 2016. Tecnologia que vem sendo testada com a arbitragem dos EUA, Europa e Ásia. O que significa que apitos e bandeiras da CBF continuarão na contramão do desenvolvimento e na vanguarda do atraso.

DE PRIMEIRA - Sob a direção do secretário-geral adjunto da FIFA, Zvonimir Boban, o Painel Técnico Consultivo e membros do (The IFAB), estão reunidos desde a terça (12), até esta quarta (13), em Zurique, sede da FIFA. O objetivo é analisar uma série de situações em relação as REGRAS DE FUTEBOL e, PRINCIPALMENTE, os resultados do experimento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), em diferentes competições em todo o planeta. Ficou estabelecido que a próxima reunião do aludido painel, será efetivada em Dubai (Emirados Árabes Unidos) – no dia 17 de dezembro deste ano.

ad argumentantum tantum - Enquanto o mundo desenvolvido do futebol, experimenta e discute o tema (AV) - a América do Sul, continua mergulhada no SUBDESENVOLVIMENTO em relação a indigitada tecnologia, incluso o futebol brasileiro. 

Clique no link a seguir e leia quais são os países que estão realizando efetivamente, o teste com o ÁRBITRO DE VÍDEO - http://theifab.com/projects/video-assistant-referees-vars-experiment?tab=3

Fonte: (The IFAB)  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário