domingo, 10 de setembro de 2017

UMA COMISSÃO DE NOTÁVEIS À ARBITRAGEM



Instituída para formar, acompanhar, orientar, requalificar e designar a arbitragem de todas as competições do futebol inglês, a Premier League, a única do planeta onde o árbitro é profissional e não pode ter outra atividade enquanto filiado a nominada liga, vem aperfeiçoando paulatinamente as questões do apito.
Seu modelo de gestão profissional no setor da arbitragem é considerado paradigma em todo o mundo. É comum observarmos nos blogs, jornais e no próprio site da entidade as diferentes associações, confederações e federações vinculadas ao futebol, requisitarem seus profissionais para ministrarem cursos, palestras e seminários aos homens que manejam os apitos e bandeiras nos diferentes Continentes, do globo terrestre.
Além de ser a única que mantém um quadro de árbitros e assistentes que se dedicam exclusivamente ao mister da arbitragem, a Premier League, instituiu uma (Comissão de Notáveis) – que tem a missão específica de analisar o desempenho das tomadas de decisões dos homens de preto, no campo de jogo.  
Comissão de Notáveis que foi formada dada as constantes reclamações dos cartolas, técnicos, atletas, imprensa e dos torcedores.
Adeptos da transparência, a direção da Premier League ao criar a aludida comissão, estabeleceu no regulamento que: 1) A comissão seria formada por dois membros da entidade; 2) Um dirigente escolhido entre os clubes que disputam a principal competição; 3) Um representante dos atletas; 4) Um técnico das equipes que disputam a liga: 5) Um ex-árbitro com notório conhecimento sobre as REGRAS DE FUTEBOL e 6) a segunda-feira, como dia para observar, discutir e analisar os prós e os contra da confraria do apito inglês.
Por que na segunda? Porque todos os envolvidos nos prélios do final de semana, após verem e reverem os lances que suscitaram dúvidas da arbitragem nos jogos, ao irem a reunião na Premier League para discutir e opinar a respeito dos fatos - já estão com os ânimos serenados – e, a versão e opinião dos acontecimentos, na maioria das vezes tem mudado com percentual de 92,7%, em favor dos árbitros.
PS: A CBF criou algo similar a Comissão de Notáveis da Premier League nesta temporada – não se sabe o que aconteceu – as explicações e os vídeos postados no seu site até o momento, não alcançaram o objetivo. Tanto é verdade que rodada após rodada, as insurreições contra as decisões da arbitragem no que tange a Série (A), tem crescido substancialmente.
PS (2): O curso provido pela CBF aos árbitros da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (SENAF), em Águas de Lindóia (SP), na semana que passou, não abordou e sequer abriu espaço para num futuro se discutir e/ou treinamento do ÁRBITRO DE VÍDEO (AV), à confraria do apito brasileiro. O que significa que apitos e bandeiras da CBF com raras exceções, continuarão na contramão do DESENVOLVIMENTO e, na vanguarda do SUBDESENVOLVIMENTO, no que tange ao (AV).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário