domingo, 3 de setembro de 2017

DÉCADA PERDIDA, SIM SENHOR

   Da esquerda para a direita, Carlos Eugênio Simon, o ex-assistente de Simon no Mundial de 2006, Aristeu Tavares, e Airton Nardelli, presidente do sindicatos profissional dos árbitros do Paraná - foto: Valdir Bicudo

Após a publicação da matéria DÉCADA PERDIDA, aqui neste Blog, o diretor de arbitragem da CBF, Sério Corrêa da Silva, manifestou-se via Whatsapp, contestando parte do conteúdo do aludido texto.
Antes de externar nossa opinião a respeito das contestações, reitero que sempre respeitei e continuo respeitando o homem equilibradíssimo que é, Sérgio Corrêa da Silva – e, por extensão, reconheço seu invejável Know-how como diretor da arbitragem - e sua dedicação na reformulação da arbitragem do futebol pentacampeão mundial.
Respondendo objetivamente Corrêa da Silva, ao fazermos uma análise detalhada da renovação no quadro de árbitros da (CFS) Confederação Sul-Americana de Futebol e na própria CBF, no tempo acima nominado, constata-se que essa renovação de apitos e bandeiras, foi insignificante.
A robustez da insignificância se concretiza, quando temos conhecimento dos milhões de dólares que foram desviados da (CSF), via algumas aves de rapina que estiveram a frente da entidade, e demais filiados à instituição que comandavam o futebol da América do Sul.
Nunca é demais lembrar que, após profunda investigação do (FBI-EUA), que começou em 2011, e, terminou com a invasão da polícia secreta americana no congresso da FIFA, em Zurique, em maio de 2015, parte da cúpula diretiva da (CSF) foi presa - e vários cartolas das associações, confederações e federações vinculadas à (CSF), renunciaram seus mandatos.
Prisão que alcançou o ex-presidente da CBF e membro à época do Comitê Executivo da FIFA, José Marin -  e, por conseguinte, abriu-se uma investigação contra o atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.
Já imaginaram se um “naco” dos milhões de dólares que foram “rapinados” pela cartolagem do comando PRETÉRITO da (CSF), e das demais organizações à ela filiadas, tivesse sido distribuído aos seus filiados e aplicado adequadamente na formação e capacitação de instrutores de excelência? Na formação de novos árbitros e assistentes? Na requalificação do quadro de arbitragem da CONMEBOL?
Qual seria o nível qualitativo dos homens que manejam os apitos e as bandeiras no futebol Sul-Americano? É aí, que entra a DÉCADA PERDIDA.
A ausência de investimentos expressivos na arbitragem Sul-americana, acoplada a um projeto de renovação com níveis de excelência, queiram ou não, deixou a arbitragem da CONMEBOL e suas congêneres circunscritas a dois árbitros: Nestor Pitana (Argentina) e Sandro Meira Ricci (Brasil) em âmbito das competições da FIFA.
Talvez seja pelos desvios dos milhões de dólares da antiga cúpula, que a CONMEBOL retardou, e é a ÚLTIMA entidade dos grandes centros futebolísticos do planeta, a implementar a tecnologia do (ÁRBITRO DE VÍDEO), e, o consequente treinamento, à confraria do apito.
  José Maria Marin a esquerda está em prisão domiciliar nos (EUA) - já Marco Polo Del Nero, é investigado pelo (FBI-EUA).
Talvez seja pelos desvios dos milhões de dólares que aconteceram na CBF num passado não muito distante, desvios que são objeto de investigação do (FBI-EUA) - que a entidade “DECLINOU” do experimento do (AV), arguindo divergências sobre o Protocolo estabelecido pelo (The IFAB) - e o alto custo econômico do experimento. É aqui pela segunda vez, que entre a DÉCADA PERDIDA.
PS: Neste domingo (3), completa mais um ano de existência, o melhor árbitro de futebol de todos os tempos do futebol brasileiro, Carlos Eugênio Simon. Simon, além de detentor  de um Curriculum que dificilmente será alcançado por outro apito da CBF, é o único árbitro do Brasil a participar de três Copas do Mundo consecutivas da FIFA. 2002, no Japão, 2006, na Alemanha e 2010 na África do Sul. Um felicíssimo aniversário, à você extraordinário parceiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário