segunda-feira, 4 de setembro de 2017

(RAP) PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À ARBITRAGEM


A CONMEBOL em parceria com a CA/CBF realiza a partir desta segunda (4), até o dia 8 de setembro, o seminário denominado (RAP) Refereeing Assistance Programme, à membresia da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf). O objetivo do Workshoping, é atualizar os apitos e assistentes no que concerne as REGRAS DE FUTEBOL 2017/2018, as diretrizes do (The IFAB) e as normas estabelecidas pela da CA/CBF.
Além disso, os homens de preto do futebol brasileiro serão submetidos ao teste físico padrão FIFA, testes teóricos, testes práticos no campo de jogo e exibição de vídeos com lances polêmicos e, sobretudo, aqueles que acontecem na chamada “zona negra” do campo de jogo, local onde “morrem” a maioria dos árbitros.
Como não houve divulgação do evento, salvo alguma exceção, a exemplo dos seminários anteriores, os instrutores serão os mesmos de sempre, ou seja, àqueles vinculados à cultura da CONMEBOL.
A ausência de instrutores de arbitragem de outros Continentes, cuja cultura do futebol e da arbitragem, não em relação as regras que são universais, é diferente da América do Sul, provoca um hiato na maneira de obter conhecimento, compreender, interpretar, aplicar as regras e dirigir as competições da CBF no que tange ao século 21..
E, por consequência, abre um leque de defasagem nos apitos da CBF, quando designados para torneios da envergadura da FIFA, onde há uma miscigenação de culturas.
PS: O articulado acima na nossa maneira de pensar e ver a arbitragem, é direcionado aos demais filiados a CONMEBOL, que estão circunscritos a mesma cultura predominante.
PS: A globalização é um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo, onde todos os governos e as empresas, realizam intercâmbios. O que significa que o futebol e a arbitragem devem estar em acordo com a globalização. Tenho observado que o setor do apito da Europa, América do Norte e Caribe, Ásia e Oceania já estão inseridas na globalização. As exceções são a América do Sul e a África.

ad argumentandum tantum: Sugiro que o quadro de árbitros da CONMEBOL, seja submetido a um teste físico, sob os olhares imutáveis do professor Werner Helsen, preparador físico da arbitragem da UEFA e da FIFA. E, que Massimo Busacca, aplique uma prova escrita nos idiomas em inglês/espanhol, aos apitos e bandeiras da aludida entidade. 
Foto: CONMEBOL 

Com pesar noticio o falecimento do ex-árbitro da Federação Paranaense de Futebol, Dirceu Oscar de Matos, nesta segunda (4/8), na cidade de Maringá (PR). Oscar de Matos tinha como virtude principal, a lealdade aos seus amigos, dentre os quais me incluo. À você grande amigo, digo o que dizia o mestre Boleslau Slyviani: "VAI COM DEUS GURI"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário