terça-feira, 19 de dezembro de 2017

ARBITRAGEM: PRÉ-TEMPORADAS OU EMBUSTE?


Após uma temporada onde a arbitragem brasileira errou, como nunca havia errado na interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL - e, desrespeitou de maneira incisiva as circulares e um calhamaço de papeluchos distribuídos pela CA/CBF, e ninguém sabe o que foi feito dos relatórios do Radar, árbitros de vídeos, dos analistas de campo, delegados e o escambau na principal competição da CBF, o Campeonato Brasileiro, vêm aí nas próximas semanas o embuste das pré-temporadas à arbitragem das federações de futebol.
   Cenas com esta de desrespeito as decisões da arbitragem no Brasileirão deste ano, deverão se repetir a exaustão nos campeonatos regionais em 2018.

As “pré-temporadas” das federações nos últimos anos tem consistido, em reunir um grupo minoritário do quadro de árbitros local, durante dois ou no máximo três dias. E não é em tempo integral. Eventos que dada a exiguidade do tempo, geralmente acabam-se tornando um convescote para colocar a amizade e as conversas em dia.

Aliás, fiquei sabendo que tem federação de futebol que não irá realizar a pré-temporada porque, o custo econômico é muito “caro” - e o retorno dos homens de preto no campeonato regional é insignificante.

Observem como é efetivada uma pré-temporada a partir da sua duração à confraria do apito pela FIFA, UEFA, CONMEBOL, CONCACAF e AFC. 1) No mínimo uma semana com instrutores internacionais de diferentes nacionalidades, que fazem uma revisão total das REGRAS DE FUTEBOL e das Circulares do (The IFAB). 2) Há exibição de vídeos com lances que acontecem nos prelios e, sobretudo, àqueles que ocorrem na chamada “zona negra” do campo de jogo, a “área penal”, onde “morrem” a maioria das arbitragens.

3) Posteriormente, sob a supervisão de médicos e professores de educação física de alto nível, árbitros, assistentes, quartos-árbitros e árbitros assistentes adicionais, são convocados à uma pista de extrema qualidade onde é testado o condicionamento físico de cada indivíduo - e é aplicado o "temível" teste físico da FIFA em conjunto com o teste Yo-Yo - a seguir. são traçadas diretrizes para o restante do ano neste importante pilar, aos homens que manejam os apitos e as bandeiras.

4) Após a teoria, a arbitragem é conduzida a um campo de jogo e lá, categorias de base se confrontam e desenvolvem sob os olhares de instrutores de excelência, as inúmeras situações que ocorrem e poderão acontecer no transcurso de um partida – incluso as funções dos árbitros assistentes adicionais, que, são objeto de informação ao árbitro central e teem suas funções definidas pelo (The IFAB). Isto é uma pré-temporada - o resto é como disse acima, não passa de um autêntico “EMBUSTE.”

ad argumentandum tantum – Quando da explosão do caso Edilson Pereira de Carvalho, um dos momentos mais difíceis vivenciados pela arbitragem brasileira, Edson Rezende de Oliveira, Nilson Monção e Sérgio Corrêa da Silva quando convocados ao comando do setor do apito da CBF, reergueram das cinzas a ética e, por extensão, a credibilidade dos apitos da CBF. A trempe em tela não me solicitou o aqui exposto. Entendi que seria justo nominá-los pelo feito. 

BIZARRICE - Diante do conteúdo deste articulado, nos campeonatos regionais com raríssimas exceções, os árbitros "fingirão" que estão cumprindo as regras. Já os atletas e a cartolagem "fingirão" que está tudo bem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário