sexta-feira, 6 de abril de 2018

A COPA DA TECNOLOGIA

    Crédito: Getty imagem


Quando a bola rolar no prélio de abertura da Copa do Mundo da Rússia, no dia 14 de junho do ano em curso, entre, Rússia x Arábia Saudita, no estádio Estadio Luzhnikí, a tecnologia exibirá  o que nunca se viu no futebol desde os primórdios


Na arbitragem, teremos o ÁRBITRO DE VÍDEO (AV) - tecnologia considerada revolucionária pela FIFA,  no auxílio aos homens do apito a dirimir os denominados lances polêmicos.


O (AV) a princípio, deverá ser acionado quando ocorrer as quatro situações abaixo. Ou ainda em novos lances que foram ajustados pelo (The IFAB), e serão definidos no seminário à arbitragem selecionada para o Mundial, que será realizado neste mês de abril, na cidade de Coverciano (Itália), conforme estabelecido no Protocolo do (The IFAB).


1) Gols: O (AV) auxilia o árbitro a determinar se houve alguma infração ou irregularidade no gol. Como o jogo já estará parado, não há impacto no jogo.

2) Pênaltis: A função do (AV) é garantir que não houve nenhum erro claro na atribuição (ou não atribuição) do pênalti.

3) Cartões vermelhos: O (AV) irá se certificar que não houve erro claro na expulsão (ou não expulsão) do jogador.

4) Identidade errada: Caso o árbitro dê cartão amarelo ou expulse o jogador erroneamente ou tem dúvidas sobre o jogador a ser punido. O (AV), assim, irá informar o jogador correto a ser punido, se é o caso.


O Árbitro de Vídeo antes de ter sua implementação aprovada na Copa do Mundo, foi testado em mais de oitocentos jogos, em vinte competições diferentes.

Realizaram os testes do (AV) e continuam testando as seguintes instituições: Bundesliga (Alemanha), Federação Francesa de Futebol, KNVB (Holanda), Federação Italiana de Futebol, Federação Portuguesa de Futebol, MLS (EUA), a FIFA em dois amistosos, e nos Mundiais de Clubes em 2016/2017, no Mundial Sub-20 da Coréia do Sul e na Copa das Confederações da Rússia em junho de 2017.

Ressalte-se que o contingente selecionado para o Mundial, apitos, bandeiras, quarto árbitros e aqueles que irão desempenhar as funções de ÁRBITRO ASSISTENTE DE VÍDEO, receberam treinamento uniforme nos quatro seminários realizados pelo Comitê de Árbitros da FIFA.

PS: Mas a tecnologia não ficará restrita ao (AV) na Copa da Rússia, no que concerne ao campo de jogo e suas circunvizinhanças. Estima-se que, observando o deslocamento da arbitragem, dos atletas, dos membros da área técnica e das pouquíssimas pessoas que terão o privilégio de circundar nas vizinhanças do gramado, haverá entre (36 a 40 câmeras e microcâmeras).

PS (2): Não citamos o futebol brasileiro sobre o (AV) porque, a CBF além de contestar em algumas ocasiões o Protocolo do (The IFAB), realizou dois testes cujos resultados foram um rotundo fracasso. E, por derradeiro, na reunião do “Conselho Técnico” da principal competição da entidade, o Campeonato Brasileiro desta temporada, os clubes de maneira “inteligente”, “rechaçaram”  a tecnologia do (AV).

ad argumentandum tantum - Na mesma toada das suas congêneres, a Federação Paranaense de Futebol, vem realizando anualmente há mais de uma década, cursos de formação de árbitros. O nó da questão é que a entidade não conseguiu revelar um único apito promissor para a FIFA, desde então. O último apito revelado pelo futebol parananese com densidade nacional, foi Rodolpho Toski Marques, em 2006, por Nelson Orlando Lehmhkul.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário