sábado, 2 de junho de 2018

A DERRADEIRA ETAPA

A partir da próxima segunda-feira (4), faltam dez dias para início da Copa do Mundo da Rússia. Neste dia sob os olhares imutáveis de Massimo Busacca, o diretor de arbitragem da FIFA, de Pierluigi Collina, o presidente do Comitê de Árbitros da FIFA e de Roberto Rosseti, o diretor do sistema de Árbitro de Vídeo da entidade que controla o futebol no planeta, os trinta e três árbitros e os sessenta e três árbitros assistentes, que, desde setembro de 2014 estão participando da preparação do mundial em tela, iniciam os últimos preparativos para o principal evento futebolístico do planeta.

    Crédito: CONMEBOL

Instalados em local estratégico no centro de Moscou, a confraria do apito selecionada pela FIFA, irá colocar em prática o que viu, ouviu, leu e treinou nos seminários realizados pelo Comitê de Arbitragem no que concerne as Regras de Futebol e diretrizes do (The IFAB). Os seminários aconteceram a partir de 2014 nos EUA, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Suíça e Coverciano na (Itália), em duas ocasiões - 2016, e no último mês de abril.

Além do árbitro de Vídeo, ferramenta tecnológica considerada pela FIFA como revolucionária no auxílio à arbitragem, no intuito de dirimir lances que fujam do campo visual, a FIFA ministrou aos árbitros o conceito de que, o árbitro tem que entender as diferentes culturas dos atletas da Copa - (etnia, condição social, usos e costumes e fazer uma leitura antecipada de cada equipe) que estará no campo de jogo.

Resta-nos aguardar os ajustes finais que Collina, Busacca e Rosseti farão na arbitragem, e aguardar ao final do encontro em Moscou, a designação dos apitos e bandeiras para a primeira rodada, que terá como partida de abertura, Rússia x Arábia Saudita. Torço para que Sandro Meira Ricci (foto) seja o laureado, ao lado dos seus confrades, Emerson Carvalho e Marcelo Van Gasse.

ad argumentandum tantum – A cada rodada da Série (A) do Campeonato Brasileiro desta temporada, fica exposta a qualidade mambembe da arbitragem, que labora no principal torneio do outrora melhor futebol do mundo. O que significa que temos observado uma arbitragem pobre e com desempenho de má qualidade.

ad argumentandum (2) – Mas o mais grave é que, não se vê uma única atitude para estancar a derrocada que assola o pouco que ainda resta da qualidade do quadro da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf).  Cadê o Departamento de arbitragem: Cadê a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol – Enaf? Cadê a Comissão de Árbitros da CBF? 

ad argumentandum tantum (3) - Se a CBF e os clubes não tivessem agido com pequenez em relação ao Árbitro de Vídeo, parte das desgraças que teem ocorrido no Brasileirão com certeza, teriam sido evitadas.  


A ÚLTIMA: A Federação Espanhola de Futebol anunciou que, com a implementação do Árbitro de Vídeo na temporada 2018/2019, vai dobrar a taxa de arbitragem – também será implementado um seguro de vida e um fundo de pensão aos apitos e bandeiras para quando atingirem a idade limite de (45) anos. Já que após a idade em tela, diante da conjuntura política e socioeconômica mundial, fica difícil o homem encontrar trabalho. Enquanto na Espanha acontece evolução no quesito arbitragem, os homens de preto do futebol brasileiro não tem o direito de arena, direito de imagem e são explorados em situação análoga a escravidão com patrocínios na indumentaria sem receberem um único centavo. Enquanto ficarem circunscritos as associações e não fundarem a federação, a arbitragem brasileira vai ser manejada tal qual “GADO NO CURRAL”. 

PS: A respeito da notícia da Federação Espanhola de Futebol, ela foi publicada no sábado (2/6), pelo periódico MARCA da Espanha, na entrevista realizada com o presidente da entidade, Luis Rubiales.

2 comentários:

  1. Interessante essa notícia da arbitragem espanhola deveria acontecer aqui no Brasil isso.Com a relação a abertura da copa acho bem possível vermos o Sandro ou Pitana.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto a categoria do apito brasileiro em âmbito nacional e regional, ficar brigando por escalas tal qual "hiena por carne podre", e vinculados as associações que são entidades com missão específica de lazer e recreação, e não criarem a Federação Brasileira dos Árbitros de Futebol, nada irá mudar. Os homens de preto ficarão Ad aeternum ocupando a última poltrona da trilhardária locomotiva que comanda o futebol brasileiro.E, o pior: Sendo utilizados como mercadoria de troca.

    Valdir Bicudo

    ResponderExcluir