terça-feira, 26 de junho de 2018

BALANÇO POSITIVO

O mundial de futebol da Rússia está exibindo uma novidade - o Árbitro de Vídeo (AV). Embora considerada conservadora, a FIFA aos poucos vem implementando recursos tecnológicos para auxiliar a arbitragem a dirimir lances que fujam do seu campo visual.  

Premida pelos grandes patrocinadores que estampam suas logomarcas em estádios, nos arredores do campo e na vestimenta dos atletas e os principais clubes do futebol europeu, a FIFA deu início ao processo da implantação da tecnologia no futebol, a partir do erro de arbitragem na partida Inglaterra x Alemanha, na Copa da África do Sul em 2010.
 Crédito: FIFA

Após aquela competição, a entidade que controla o futebol no planeta, implementou uma série de testes, introduzindo o chip na bola. O objetivo era detectar se a bola teria ultrapassado ou não a linha de meta.

Mas, dada a continuidade dos erros da arbitragem e das limitações da visão humana, o que impede o árbitro de  captar os acontecimentos na sua plenitude num prelio, a FIFA e o The IFAB, autorizaram o experimento com o (AV).

Após dois anos de testes em oitocentos jogos em diferentes competições pelo planeta, a FIFA autorizou a utilização da indigitada tecnologia na Copa do Mundo da Rússia.

Colocado a serviço no auxílio a arbitragem que é sua missão precípua na Copa, o (AV) apresentou algumas deficiências. O que é perfeitamente aceitável. E, com certeza, terá outras até o final da competição.

Deficiências que após o Mundial, serão devidamente analisadas e corrigidas pela FIFA e o The IFAB, propiciando mais clareza e transparência nos critérios e nas decisões da arbitragem.

O que significa que a FIFA terá que realizar novos testes e mais investimentos financeiros nessa tecnologia, e também outros seminários à arbitragem.

ad argumentandum tantum - O mérito da FIFA e do The IFAB, reside na seriedade dada ao projeto do Árbitro de Vídeo, e no resultado final que é a transparência dos atos da arbitragem nas competições geridas por ambas.   

Acompanhe o Bicudo no Twitter - https://twitter.com/Valdircbicudo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário