terça-feira, 3 de julho de 2018

VAR: AS VOZES DO “ATRASO” PERDERAM

   Foto: FPF

Observando os principais periódicos do mundo, independente de o país ter ou não tradição no futebol, é visível que o evento do mundial, que ora se realiza na Rússia, acoplado ao VAR, atingiram forte componente midiático.
Não lembro ao longo dos últimos cinquenta anos de um fato, que chamou a atenção do universo futebolístico como o (VAR) sigla em inglês, e Árbitro Assistente de Vídeo para nós.
Todos os textos que leio diariamente, o Árbitro de Vídeo monopoliza boa parte do noticiário da mídia esportiva e da mídia versada em tecnologia.
Tamanha repercussão com positivismo na maioria das matérias atesta que, a FIFA e, sobretudo, o (The IFAB) deram uma tacada genial - quando em 5 de março de 2016, autorizaram o experimento da indigitada tecnologia, como ferramenta à auxiliar a arbitragem em determinado lances que fujam do seu campo visual.
No relatório apresentado após a primeira fase da Copa, a FIFA se manifestou afirmando que, a entidade estava satisfeita com o desempenho do VAR. No mesmo relatório, Pierluigi Collina e Massimo Busacca, prometeram fazer novo balanço após as oitavas de final, antes do início das quartas de final do mundial.
Ambos, Collina e Busacca, disseram que o VAR já provocou e irá provocar muitas discussões e opiniões diversas envolvendo determinadas decisões da arbitragem.
O que significa que o VAR já sofreu modificações, e, sofrerá tantas outras quantas forem necessárias, objetivando atingir 100% de eficácia nas suas intervenções numa partida de futebol.
PS: Na contramão da modernidade, a CBF ficou desde 2016 contestando algumas situações do VAR. Além disso, a CBF alegou que buscava parceiros que nunca apareceram, visando a implementação da aludida tecnologia no futebol brasileiro. Não implementou até o momento.
PS (2): Na contramão da modernidade, o Conselho Técnico dos clubes da Série (A), rechaçaram em abril deste ano a implantação do VAR, no Campeonato Brasileiro.
PS (3): Lembro que das principais potências do futebol, a América do Sul aderiu ao VAR nas semifinais e finais da Libertadores, Copa Sul-americana do ano passado, e a utilizou em 2018, na Recopa Sul-americana. 

Acompanhe o Bicudo no Twitter - https://twitter.com/Valdircbicudo   

4 comentários:

  1. Boa tarde.
    Apesar de você não responder minhas postagens, me manifesto novamente. Vai que..
    Sobre o "PS 2" citado por você, o que houve não foi uma decisão na contramão do avanço tecnológico provocado pelos clubes. A maioria decidiu votar contrário não ao Árbitro de Vídeo puro e simples, mas ao fato de o custo da implementação ser dos clubes.
    Em momento algum os clubes se colocaram contra o Árbitro de Vídeo. O que questionaram - e com razão - é a CBF querer repassar o custo de implementação aos participantes, quando é a CBF quem deveria arcar com isso.

    ResponderExcluir
  2. Nesta questão da não implementação do Árbitro de Vídeo no Campeonato Brasileiro de futebol não há inocentes. Todos são culpados. Todas as Ligas Europeias, a MLS (EUA) e a mais recentemente a Confederação Asiática de Futebol, estão utilizando o VAR. Aqui, sequer o quadro da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol recebeu treinamento na sua plenitude.
    Valdir Bicudo

    ResponderExcluir
  3. Discordo em parte de sua posição.
    Quando a CBF colocou em votação a implantação do Árbitro de Vídeo, o fez com a condição de que os clubes pagassem por esse custo. Por razões óbvias, a maioria dos clubes votou contra.
    Sabemos bem que não há santos nem inocentes nessa história. Mas, em relação à implantação do AV como proposto pela CBF, a principal culpada é ela própria..

    ResponderExcluir
  4. CBF, Clubes e a própria arbitragem nos bastidores foram empurrando um para o outro a questao do VAR. Como o Conselho Técnico Arbitral formado pelos clubes é soberano eles rechaçaram o VAR. Quanto aos árbitros dada a falta de representativide da categoria há muitos anos, pouco ou nada puderam fazer. A arbitragem deveria ter protestado com veemência. Mas atualmente nao tem ninguém com cacife entre os homens de preto pra nada.
    Bicudo

    ResponderExcluir