segunda-feira, 9 de julho de 2018

VEM AÍ O ÁRBITRO DE VÍDEO DA CBF

Se nada mudar até agosto, quando iniciam as oitavas de final de Copa do Brasil, a CBF implementará pela primeira vez no futebol brasileiro, a tecnologia que os europeus já estão utilizando nas suas competições há mais de dois anos, o Árbitro de Vídeo (AV) - ou VAR, sigla em inglês para vídeo assistant referee.

Tecnologia que está sendo utilizada na Copa do Mundo da Rússia, e se transformou na principal estrela da competição.
  Foto: J. Moretzshon

Criticado pela CBF várias vezes desde 5 de março de 2016, em função do protocolo estabelecido pelo The IFAB, e rechaçado pelos clubes que disputam a Série (A) do Campeonato Brasileiro desta temporada, pelo andar da carruagem os obstáculos foram superados e o VAR será implantado numa competição da CBF. 

Dado a parada do Brasileirão em função da Copa, a CBF reuniu na cidade de Águas de Lindóia (SP), um grupo de apitos e bandeiras da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf), onde foi ministrado curso específico sobre o Árbitro de Vídeo.

Resta esperar a bola rolar na Copa do Brasil a partir de agosto, e observar como irá proceder o (AV) e seus operadores se necessário a intervenção. 

PS: Como é a última entidade das grandes potências do futebol mundial a implementar o VAR, a CBF não pode alegar que não teve o tempo necessário para instalar a infraestrutura exigida nos estádios para que o VAR funcione adequadamente.

PS (2): Como é a última entidade das grandes potências do futebol mundial a implementar o VAR, a CBF não pode alegar que não teve o tempo necessário para capacitar parte da arbitragem da (Senaf), que irá manusear o VAR. 

PS (3): O que não pode se repetir com o VAR na Copa do Brasil, é o “fiasco” protagonizado pela CBF e a federação de futebol de Pernambuco, nas duas partidas finais do estadual de 2017.  

Acompanhe o Bicudo no Twitter - https://twitter.com/Valdircbicudo  

Um comentário:

  1. Bom filosofo este carro só terá um indicí de 100/% se juntamente vier a urna Arbitral, para a mesma decteta á falta e ver se e normal proporcional ou propocital para a aplicação dos cartões, na condição domodo ou culposa nos dias de hoje obtemos 8 faltas que só com as lentes para capitar no resumo mais 11 dentro desse mesmo critério foi ou não foi que terá que ser feitas em algumas dela na aplicação como no estudo para chegar cheka á bola tem que rolar

    ResponderExcluir