quinta-feira, 7 de junho de 2018

OS BONS TEMPOS ESTÃO VOLTANDO

   Crédito: Club Nacional de Football (Uruguai)

O futebol do Paraná no que concerne a arbitragem vivenciou duas fases extraordinárias. A primeira, no período de 1976 a 1984, quando tivemos uma geração de apitos que nunca mais conseguimos repetir.
Geração que era composta por gente com dom, talento e vocação como Alceu Conerado, Braulio Zanoto (in memoriam), Eraldo Pamerini, Luiz Carlos Pinto de Abreu, Tito Rodrigues e Rubens Maranho (in memoriam).
Posteriormente tivemos um hiato no campo da arbitragem paranaense no que tange ao quadro nacional da CBF. Houve a inserção de vários nomes, mas nenhum conseguiu se firmar a ponto de atingir o quadro da FIFA.
Na decada de 90, surgiu Heber Roberto Lopes - o melhor produto que a arbitragem da casa Gêneris Calvo produziu, desde que passei a militar na arbitragem em 1979. Alías, Roberto Lopes é recordista na direção de jogos da Série (A) do Campeonato Brasileiro.
A saída Heber Roberto Lopes (foto ao centro acima), para a Federação Catarinense Futebol (FPF), abriu novamente uma lacuna e deixou totalmente órfã a arbitragem da Federação Paranaense de Futebol. 
Orfandade que  Rodolpho Toski Marques, revelado por Nelson Orlando Lehmkhul, interrompu há dois anos atrás quando foi guindado ao quadro da FIFA.
Posteriormente, surgiu Rafael Traci que, aos poucos foi lançado no cenário nacional e teve a inteligência e o despreendimento de corrigir a parte física. Se conseguir manter a questão estética, é um apito que está pronto para ser utilizado na Série (A).
Fecho o texto com a excelente aparição do árbitro da (FPF), Paulo Roberto Alves Júnior, que vêm demonstrando com suas atuações que o título acima faz jus a arbitragem da casa Gêneris Calvo.
PS: Ninguém mais do que este colunista teceu severas críticas a arbitragem do futebol do Paraná nos últimos doze anos, em âmbito local, nacional e internacional. Como não sou estereotipado e não gosto de injustiça, faço o texto em tela. Mas isso não me impede e não irá me impedir de criticar quando entender necessário a arbitragem paranaense. 
ad argumentandum tantum - Embora nosso Blog seja semiamador, e a arbitragem é um tema específico e de difícl compreensão, no mês de maio tivemos 11.074 visualizações. Hoje somos lidos na Alemanha, Inglaterra, Argentina, Chile, Colômbia, França, Espanha, Paraguai, Uruguai, India, Holanda, Rússia, EUA, Taiwan e Portugal. 



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário