terça-feira, 7 de agosto de 2018

ÁRBITRO DA TV, DELEGADO, RADAR OU VAR?

Na apresentação do RADAR (Relatório de Análise de Desempenho de Arbitragem), a CBF alegou que, a partir de então, a Comissão de Arbitragem da entidade incrementaria a busca pela formação de uma identidade para a arbitragem brasileira. 
   Radar quando da sua apresentação - Crédito: Kin Saito/CBF

A CBF a época, reuniu um grupo de pessoas para delinear a estruturação do novo processo de análise de desempenho dos árbitros, que incluiria a avaliação por meio de analistas de TV e de campo. Pessoas que foram treinadas especificamente para esse fim.

O objetivo da nova plataforma, era obter dados estatísticos e imagens, para avaliar os árbitros da Seleção Nacional de Árbitros (Senaf). O novo sistema tinha por escopo auditar e analisar as qualidades e aspectos a melhorar de cada árbitro e assistente na Série (A), do Campeonato Brasileiro de Futebol. 

Um banco de dados, ficaria responsável pela compilação do perfil de cada profissional do apito, com gráficos para cada item e informações objetivas e rápidas, que contribuiriam, para a evolução da arbitragem. 

O mecanismo segundo a CBF, geraria dados individuais e globais para a CA/CBF. Em síntese: O Radar faria uma compilação do relatório do delegado da partida e/ou de campo e do árbitro da televisão. 

Dezessete meses se passaram do anuncio do RADAR - e não se conhece nenhuma mudança significativa na qualidade da arbitragem brasileira, que labora nas competições da CBF. Pelo contrário, houve aumento substancial dos erros na interpretação e aplicação das Regras de Futebol. 

Clique no link a seguir e leia, o que disse a CBF por ocasião do anúncio do Radar -  https://www.cbf.com.br/a-cbf/informes/arbitragem/estruturacao-do-processo-de-analise-de-desempenho

Diante do exposto acima, pergunto: Quanto custou à CBF o Radar? Quais são os valores que a CBF gastou e gasta para treinamento das pessoas que manuseiam o Radar semanalmente? Quanto custa o deslocamento com taxas, diárias, passagens dos delegados de campo que atuam na Série (A) do Brasileirão? Qual é o valor despendido aos profissionais que veem e relatam os problemas da arbitragem pela televisão? 

Tenho certeza que o montante financeiro aplicado semanalmente pela CBF na parafernália acima mencionada, é inferior ao VAR (Árbitro Assistente de Vídeo). Porém, os resultados das tomadas de decisões errôneas da arbitragem no campo de jogo, e os consequentes prejuízos ao futebol brasileiro têm sido inomináveis. 
                            Crédito: FIFA

PS: O VAR (Árbitro Assistente de Vídeo), é resultado de um estudo científico, que vem sendo desenvolvido desde 2010, por pessoas com ingente capacitação. Porque do contrário, o The IFAB não teria autorizado o experimento, e a FIFA não o utilizaria na principal competição do planeta - a Copa do Mundo. E, por derradeiro, expõe o comprometimento da FIFA e do The IFAB com o futebol e seus adeptos.  

PS (2): Na nossa opinião, queiram ou não, o VAR irá substituir paulatinamente, o ser humano na direção de um prelio. Quem viver verá!, como preconizava mestre Boleslau Slyviani (Boluca).

Acompanhe o Bicudo no Twitter - clicando no link -  https://twitter.com/Valdircbicudo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário