terça-feira, 25 de setembro de 2018

UM, DOIS, TRÊS, QUATRO

O futebol brasileiro se notabilizou em todo o mundo pelo dom, talento e vocação dos seus jogadores. Dom, talento e vocação que, são explícitos em jogadas e terminam em gols de magnitude, nos diferentes campeonatos existentes no território brasileiro. 

Mas o talento, o dom e a vocação do craque brasileiro, sobretudo na feitura de belos gols, vem sendo substituído por uma personagem, que tem a missão precípua de interpretar e aplicar as REGRAS DE FUTEBOL - e manter o equilíbrio dos espetáculos futebolísticos -  seu nome:o ÁRBITRO.

Feito o introito acima, explico: Pelo segundo ano consecutivo, vivenciamos no Campeonato Brasileiro de Futebol da CBF, a interferência dos apitos e bandeiras se sobrepondo aos atletas e decidindo os prelios, através dos erros de arbitragem. O fato teve início em 2017, e acentuou-se neste 2018.

No último domingo,na partida Corinthians x Internacional, pelo Brasileirão, ao invés de os artistas dos espetáculo, no caso os jogadores, decidirem o aludido confronto, quem decidiu foi o árbitro assistente,Leone Carvalho Rocha.

Carvalho Rocha não observou, 1, 2, 3, 4 jogadores do Colorado Gaúcho em impedimento, no lance que redundou em gol marcado irregularmente por Leandro Damião, que fazia parte do quarteto impedido.


Mas o lance aqui mencionado foi apenas mais um, que vai fazer parte da estratosférica estatística, que vem solapando a credibilidade da confraria do apito que labora nas competições da CBF, pela segunda temporada consecutiva. 

De quem é a culpa? Leone Carvalho é apenas um detalhe nesse universo de erros, que os homens de preto vem perpetrando contra os clubes e, por conseguinte, contra o outrora melhor futebol do mundo.

A culpa é 100% da CBF porque, mantém como presidente da Comissão de Árbitros da entidade, Marcos Marinho que nunca apitou uma partida de futebol de pelada. A culpa é 100% da CBF porque, mantém no departamento de arbitragem da instituição, Sérgio Corrêa que nos últimos 10 anos a cada crise na arbitragem brasileira, apenas trocou de cadeira. 

A culpa é 100% da CBF porque, embora tenha uma Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, não conseguiu revelar um único apito em 2017 - fato que deverá se repetir neste ano. E, não foi por falta de campeonatos e/ou jogos. 

A culpa é 100% da CBF porque, embora tenha arrecadação financeira volumosa, nunca elaborou um projeto de curto, médio longo visando descobrir e lapidar árbitros e assistentes promissores à arbitragem brasileira.

A culpa é 100% da CBF porque, embora tenha implantado ao longo dos anos, uma parafernália com o escopo de melhorar o desempenho qualitativo das tomadas de decisões dos apitos e bandeiras no campo de jogo como, analista de campo, analista de televisão, delegados de partidas e/ou especiais, instrutores, (Radar) Relatório de Análise de Desempenho, inspetores, tutores e o escambau, nossa arbitragem vivencia uma decadência nunca antes vista.

A culpa é 100% da CBF porque,ao verificarmos as páginas finais do Manual das Regras de Futebol 2017/2018, observaremos que vários seminários e/ou cursos foram realizados, para os membros da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol/Senaf, desde 2006 até poucos dias e os resultados foram paupérrimos. 

Qual é a sugestão para mudar o cenário? REFUNDAR na sua totalidade o setor de arbitragem. da CBF. Buscar gente com qualificação no manuseio com o ser humano, ou seja, gestores de excelência. Escolher não mais que cinco novos nomes no mundo do apito, e formar uma nova comissão de arbitragem e Escola Nacional de Arbitragem de Futebol.

E, por derradeiro, criar uma nova Seleção Nacional de Árbitros de Futebol, onde a meritocracia se sobreponha a politicalha.

Acompanhe o bicudo no Twitter - https://twitter.com/valdircbicudo

5 comentários:

  1. Na verdade o assistente envolvido no lance era o Leone Carvalho Rocha que era o 2 e não o sorence que era o 1

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Valdir , na sua opiniao , quem seriam os arbitros fifa em 2019

    ResponderExcluir
  4. Faz uma materia com os possiveis arbitros da fifa e sobre o suposto acordo do meira ricci pra comandar a comissao na gestao caboclo . Abraco

    ResponderExcluir