quinta-feira, 11 de outubro de 2018

APÓS PORTA ARROMBADA,TRANCA DE FERRO

   Crédito: FIFA

Os gravíssimos erros da arbitragem que atuou no Campeonato Brasileiro de Futebol da CBF, de 2017, influenciaram sobremaneira o desfecho da competição. Os gravíssimos erros da arbitragem que está atuando, no Campeonato Brasileiro de 2018, também têm influenciado os resultados dos jogos da Série (A). 

Os erros de interpretação e aplicação das Regras de Futebol, pela confraria do apito em escala ascendente a exemplo do ano que passou, vem desde a primeira rodada.

Aliás, não lembro de uma única vez nesta temporada em que, os homens de preto que atuam no principal torneio da CBF, não tenham sido a "atração", diga-se de forma negativa.

Feito o preâmbulo acima, o futebol brasileiro foi surpreendido na tarde da quarta-feira que passou, horas antes da primeira partida decisiva da Copa do Brasil, de que a CBF planeja utilizar o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR na sigla em inglês), na reta final do Campeonato Brasileiro deste ano.

A surpresa advém porque, a mesma CBF ficou dois anos consecutivos contestando o protocolo estabelecido pelo The IFAB e a FIFA para o VAR - contestação que os membros de arbitragem da CBF, fizeram em diferentes veículos da imprensa brasileira. 

E mais recentemente os clubes que disputam a Série (A) do Brasileirão, rechaçaram o VAR no torneio de maior visibilidade da entidade alegando o alto custo financeiro.

Não é estranho a CBF mudar de posição repentinamente? Será que a direção da CBF, e o setor de arbitragem mudaram de ideia e decidiram acatar o protocolo do The IFAB sobre o VAR, antes contestado por eles? 

A resposta é simples: A FIFA, a UEFA, a CONMEBOL, a Premier League na Copa da Inglaterra e na Copa Carabao, a MLS (EUA), a Confederação de Futebol da Oceania, a Confederação Asiática de Futebol, a Bundesliga (Alemanha), a LA LIGA (Espanha), a Federação Italiana de Futebol, a Federação Francesa de Futebol, a Federação de Futebol da Turquia, e a KNVB (Holanda),  estão utilizando o VAR há um bom tempo. 

E todos obedecendo rigorosamente o protocolo do The IFAB sem contestação. A CBF ficou sozinha. E se implantar o VAR neste Brasileirão, será a última a fazê-lo. 

PS: Ao anunciar o VAR há 10 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro de Futebol, a CBF tenta "escamotear" a escalada interminável de erros perpetrados pelos apitos e bandeiras escalados pela entidade, contra os clubes e, por conseguinte, contra o futebol brasileiro.

PS (2): Ao anunciar o VAR há 10 rodadas do fim do Campeonato Brasileiro de Futebol, a CBF decreta a inutilidade de toda a parafernália que ela mesmo criou nos últimos anos, para melhorar o desempenho da arbitragem. Analista de campo, Radar, árbitro de TV, inspetor, delegado especial e/ou de jogos. 

ad argumentandum tantum - A parafernália descrita acima,  foi criada pela CBF para incrementar o desempenho qualitativo da Seleção Nacional de Árbitros (Senaf). Deu "chabu".

Acompanhe o bicudo no Twitter - https://twitter.com/valdircbicudo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário