terça-feira, 16 de outubro de 2018

O QUARTETO "FALHOU", A SOLUÇÃO É O VAR

      Crédito: KNVB

Na palavra do presidente da CA/CBF, Marcos Cabral Marinho, no manual das Regras de Futebol 2017/2018, há um trecho que chama a atenção:"O sistema de avaliação das arbitragens foi aperfeiçoado. Cada arbitragem, agora, é acompanhada duplamente, por meio de Analistas de Desempenho de Vídeo - ADV e Analistas de Desempenho de Campo - ADC, cujos registros são feitos novo Relatório de Análise de Desempenho de Arbitragem - RADAR, com o que a CA/CBF terá elementos comparativos de avaliação e, assim, aperfeiçoará todo o processo. Para tanto, foram realizados cursos de formação de instrutores e analistas, que, tanto quanto os árbitros, serão acompanhados para que evoluam e aperfeiçoem o processo como um todo". Incluo aqui, os denominados delegados, que a CBF designa em todas as partidas.

Apesar dos esforços da CBF, algo falhou nos sistemas acima nominados, que, tinha por objetivo, a melhora e/ou aperfeiçoamento das tomadas de decisões da confraria do apito, que labora no Campeonato Brasileiro de Futebol sob a jurisdição da entidade, que rege o principal torneio do futebol pentacampeão mundial.

A escalada interminável de erros de interpretação e aplicação das regras, perpetrados pela arbitragem, sobretudo, na Série (A), alcançou níveis nunca antes observado.

Cartolas, clubes, atletas, técnicos de futebol, a imprensa e os torcedores pedem mudanças significativas no modelo de gestão que comanda a arbitragem no futebol brasileiro - e a implementação do Árbitro Assistente de Vídeo - VAR na sigla em inglês. 

A última personagem de relevo que sugeriu mudanças na arbitragem brasileira, foi o técnico do Inter/RS, Odair Hellmann. No domingo que passou, após o prelio Inter/RS 3 x 1 São Paulo/SP, disputado no Beira-Rio, Hellmann foi enfático: "Alguma coisa precisa ser feita. É inadmissível continuarmos presenciando os erros e os prejuízos que a arbitragem vem causando aos clubes". "Precisamos ajudar os árbitros - porque não implantar o VAR nessa reta final do Brasileirão, disse Hellmann".

A sugestão do treinador do Colorado dos Pampas, faz sentido. A sua equipe foi prejudicada no primeiro tempo da indigitada partida, quando a jogada que culminou naquele que seria o gol de empate do Internacional, foi anulada pela árbitra assistente, Neusa Ines Back, que assinalou impedimento, que não aconteceu.

Diante da sequência de erros que aumentam de rodada para a rodada no Campeonato Brasileiro, é chegada a hora de a CBF dar cabo na parafernália composta pelo Analista de Campo, Analista de Televisão, Radar e o dito delegado da partida.

Se a atual direção da CBF, deseja que a arbitragem não interfira nos resultados dos jogos, e empane a lisura do Brasileirão, urge que seja implantado imediatamente, o Árbitro Assistente de Vídeo, nas rodadas que faltam para o termino do aludido torneio. Porque o quarteto acima, imposto pela CBF para otimizar o desempenho dos homens de preto, não alcançou os objetivos. 


PS (1): A FIFA deu sinal verde para experimentos do Árbitro Assistente de Vídeo em março de 2016. O primeiro teste ao vivo foi realizado no amistoso entre Itália x Espanha. A FIFA na época, optou por uma equipe de arbitragem holandesa, para realizar o primeiro teste ao vivo, já que a KNVB (Holanda) é a líder internacional em termos do VAR.

PS(2): Já o primeiro teste ao vivo na Holanda envolvendo clubes, aconteceu durante a partida Ajax Amesterdão x Willem II Tilburg KNVB Cup.

PS (3): O grupo de árbitros da UEFA, que está participando do seminário sobre o VAR em Zeist, nas próximas semanas vai a Madri na Espanha e, posteriormente, a Lisboa em Portugal.

PS (4): Portanto, não é coincidência que a KNVB esteja realizando a primeira sessão de treinamento de VAR aos apitos europeus. "Tudo começou aqui na Holanda", diz Jaap Uilenberg, vice-presidente do Comitê de Arbitragem da UEFA. 

A ÚLTIMA: A Federação Mexicana de Futebol, anunciou na quarta-feira (17), que após 9 meses de testes, a entidade irá implementar o Arbitro Assistente de Vídeo - VAR, a partir da 17ª rodada do seu campeonato oficial. 

Acompanhe o bicudo no Twitter - https://twitter.com/valdircbicudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário