segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O ÁRBITRO DEVE CHEGAR PRONTO AO QUADRO DA FIFA?

     Crédito: UEFA

A resposta à epígrafe acima é NÃO. O questionamento surgiu no principal grupo de WhatsApp de arbitragem do país do qual participo, o {CORNETEIROS]. Questionamento que teve origem na escalada interminável de erros e/ou equívocos da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf), que labora no Campeonato Brasileiro de Futebol da CBF.

O árbitro como todo profissional, independente da atividade que irá exercer após o término do curso, precisa de um processo de acompanhamento, orientação e requalificação até atingir a maturação. 

E, após alcançar a maturidade, apitos e bandeiras devem ser ser submetidos a avaliações a cada quadrimestre, como determina a FIFA, objetivando testar os seus conhecimentos na parte teórica e prática, no quesito físico e a capacidade cognitiva e coordenação motora.

As condições acima são sine qua non, porque a maioria das federações de futebol de onde a arbitragem do Brasileirão é egressa, não possui instrutores de excelência e não aplicam o disposto no parágrafo anterior.  

Isso demanda um projeto de curto, médio e longo prazo - pessoas altamente qualificadas da arbitragem, para realizarem as tarefas acima e um bom investimento financeiro.

E como as federações e a CBF não têm realizado à arbitragem da (Senaf), na sua plenitude, o preceituado, a confraria de preto vem perpetrando há mais de um ano, erros em cima de erros em prejuízo do futebol brasileiro.

É óbvio que sem as medidas aqui nominadas, exigir que um árbitro e/ou assistente do outrora melhor futebol do mundo, chegue 100% no quadro da FIFA, é algo impossível.

ad argumentandum tantum - Em 2010, a UEFA instituiu o Centro de Excelência de Arbitragem (CORE) em Nyon - (Suíça) - Entidade considerada pela FIFA, como referência na formação, acompanhamento, orientação e requalificação dos homens que, manejam os apitos e as bandeiras do futebol europeu.    

ad argumentandum tantum (2) - Após serem avaliados cientificamente no (CORE), nos quesitos exigidos num árbitro Top de Linha, árbitros e assistentes são promovidos ao quadro da FIFA. Posteriormente, são novamente acompanhados, orientados, submetidos a cursos de capacitação continuada até alcançarem a maturação. A CBF deveria adotar medida similar ao quadro da (Senaf). Teríamos uma arbitragem com melhor qualidade e, por extensão, com credibilidade.

ad argumentandum tantum (3) - O bom árbitro Wagner Reway e o assistente Danilo Manis, estiveram no Centro de Excelência de Arbitragem da UEFA.

Acompanhe o bicudo no Twitter - https://twitter.com/valdircbicudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário